O Voice Center, em parceria o Hospital Paulista, especializado em otorrinolaringologia, realizam nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, o XIII Workshop em Estroboscopia. O evento tem como objetivo desenvolver as habilidades do profissional em otorrinolaringologia para interpretação diagnóstica das diferentes patologias laríngeas com a técnica da videolaringoestroboscopia.
Veja abaixo a programação completa do curso que acontecerá no Anfiteatro do Hospital Paulista.
Dia 6, quinta-feira: Aulas teóricas
08h00 – 09h00 – Anatomia e Fisiologia da laringe – Dra. Adriana Hachiya
09h00 – 09h30 – Instrumental e Higienização – Dra. Adriana Hachiya
09h30 – 10h00 – Documentação dos exames e imagem – Dr. Domingos H. Tsuji
10h00 – 10h30 – Parâmetros avaliados na estroboscopia – Parte I – Dr. Domingos H. Tsuji
10h30 – 11h00 – Intervalo – coffee break
11h00 – 12h00 – Parâmetros avaliados na estroboscopia – Parte II – Dr. Domingos H. Tsuji
12h00 – 13h00 – Intervalo – almoço
13h00 – 15h00 – Vibração normal das cordas vocais – Dra. Saramira Bohadana e Fga. Gislaine Cordeiro
– Estudo dos parâmetros normais e variação da normalidade
– Quais são a anormalidades induzidas pelo exame?
– Aplicação da escala RASAT
15h00 – 15h30 – Intervalo – coffee break
15h30 – 18h00 – Estroboscopia nas diferentes patologias / Discussão de casos – Dr. Domingos H. Tsuji
Dia 7, sexta-feira: Aula prática
08h00 – 16h00 – Parte prática – realização de exames
10h00 – 10h30 – Intervalo – coffee break
12h00 – 13h00 – Intervalo – almoço
15h00 – 15h30 – Intervalo – coffee break
16h10 – 18h00 – Relatório médico – como fazer? – Dra. Adriana Hachiya
Um poutpourri das diferentes alterações
Discussão das dúvidas
Temas abordados na aula prática: custos do exame, exames admissionais, apresentação de vídeos gravados de exames de diferentes patologias, enfatizando a descrição da lesão, confecção de laudos e discussão das dificuldades de cada participante no diagnóstico diferencial.
Sobre o Hospital Paulista
Fundado em 1974, o Hospital Paulista ampliou competência para outros segmentos, durante sua trajetória, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, Halitose, procedimentos para Cirurgia Cérvico Facial, bem como Buco Maxilo Facial.
Em localização privilegiada (próximo ao Metrô Vila Mariana), possui 42 leitos, dois de UTI e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, por mês: 600 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e Pronto Socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.
Referência em Otorrinolaringologia e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo à zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade, professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferece excelentes condições de suporte especializado 24 horas.