A herpes é uma infecção viral que acomete, na maioria dos casos, os lábios. O que muitos não sabem é que essa doença pode se desenvolver, também, nos olhos. A herpes ocular simples é transmitida por contato direto com o vírus, sendo por meio de uma ferida infectada ou por secreções levadas aos olhos.
O oftalmologista especializado em retina, Dr. Ramon Barreto Neto, do Visão Institutos Oftalmológicos, explica que o vírus pode se manifestar em várias partes do olho, modificando a gravidade das consequências. “A herpes ocular pode afetar a pálpebra, a córnea e a retina. Quando o vírus atinge a estrutura interna do olho, como é o caso da córnea e da retina, a doença é mais grave, podendo levar à perda da visão”, alerta.
Os sintomas da infecção variam de acordo com o local lesionado. Quando a doença ataca a pálpebra, são formadas pequenas lesões que secam com o tempo. “Nos casos em que a patologia atinge a área é interna do olho, o paciente sofre com vermelhidão ocular, lacrimejamento e dificuldade para enxergar”, alerta o especialista.
O diagnóstico deve ser feito por um médico oftalmologista. Além disso, o tratamento precoce, que consiste em medicação oral, pomadas e colírios, ajuda a evitar o agravamento da doença. “Assim que os sintomas surgirem a pessoa deve procurar um especialista para iniciar o tratamento imediatamente. Se não tratadas, as lesões internas podem causar danos permanentes, como cegueira”, conclui Dr. Ramon Barreto Neto.