Todos que já foram em eventos do ES já viram uma parte que gostamos muito de fazer: abrir espaço para startups fazerem pitches para possíveis parceiros, clientes e investidores. Um dos aspectos é o tempo, já que cada uma só tem cinco minutos e, independente do representante ter terminado ou não a apresentação, ele deve pará-la.
Com essa regra rígida, testamos os apresentadores nas habilidades de seleção de importância das informações, de síntese e de objetividade. No entanto, nem todo mundo apresenta essas capacidades sem prática. Este é um dos pontos em que o treinamento leva à perfeição ou, pelo menos, bem próximo a ela.
O que é importante ser dito em uma dessas situações?
Enfatize sua experiência
Muitas vezes um investidor ou parceiro não está preocupado principalmente com o seu produto, mas com sua experiência de vida e com suas habilidades. É importante lembrar que mais importante que um negócio é ter um empreendedor que seja capaz de perceber tendências e se moldar de acordo com o mercado.
Foque na sua audiência
De nada adianta você falar de que parcerias você quer fazer para um público que quer entender mais sobre o seu produto ou vice-versa. Além disso, o foco no cliente é sempre importante. O investidor vai querer saber quem é seu público-alvo e o que você tem para ele.
Tenha um plano para o investidor
Certamente o investidor quer saber no que você vai usar o dinheiro investido na sua empresa. Faça um pequeno comentário sobre os planos futuros da empresa ou os objetivos para aquele pitch. É importante
Faça um bom estudo de mercado
O investidor precisa saber qual a sua força em relação aos seus concorrentes. De nada adianta criar uma solução que já seja comum dentro do mercado e que seja somente mais um produto. Mostre suas características, desde forças até fraquezas, de oportunidades até ameaças (quase uma análise SWOT), já que mostra que o empreendedor se encontra preparado e está consciente sobre o mercado em que a empresa se encontra.
Organize sua informação financeira
Tenha controle sobre o seu negócio e, ainda mais importante, seja capaz de mostrar para esse público que você sabe todas as suas planilhas e todas as projeções. Ter controle sobre tudo o que acontece no negócio mostra que você, além de ter boas ideias, tem um bom programa de gestão de empresas. E isso pode ser fundamental.