Shows, restaurantes ou bares lotados, obras e trânsito são algumas das situações que fazem parte da rotina de quem vive nas grandes cidades. Essas atividades estão tão ligadas às vidas dos cidadãos metropolitanos que acabam passando despercebidas diante do dia a dia agitado. A grande maioria das pessoas não se incomoda mais com o volume do barulho que supera os 50 decibéis, nível considerado saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quem mais sofre com a exposição excessiva ao som, que pode chegar a 110 decibéis, são os ouvidos. O resultado de todo esse barulho é a perda parcial da audição.
Para auxiliar no diagnóstico de alterações no aparelho auditivo, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realiza exames de Audiometria, nas unidades Pompeia e Santana. Entre os exames específicos, estão: Imitanciometria, que estuda o estado da orelha média e da tuba auditiva, Emissão Otoacústica, que analisa os sons provenientes da cóclea, órgão sensorial responsável pela audição, após a apresentação de um estímulo sonoro, Exame Otoneurológico, que detecta alterações no sistema vestibular, e Potencial Auditivo de Tronco Cerebral, que avalia a integridade funcional das vias auditivas nervosas desde a orelha interna até o córtex cerebral.
Os exames devem ser previamente agendados pela Central de Marcação de Consultas e Exames por meio do telefone (11) 3172.6800.