As dicas para empreendedores, geralmente, vêm de encontro com inovação, futuro e tecnologia em saúde de ponta. Muitas empresas, porém, estão adotando tecnologias em saúde já obsoletas ou que já deixaram de ser novidade para investimento e alcance do sucesso.

E se ver o passado for uma solução para se inspirar para o futuro? As dicas para empreendedores estão corretas, claro, mas é de extrema importância olhar para o passado, para os erros já cometidos e analisar se há chances de investir em algo inspirado em tecnologia em saúde antigas.

Visitar museus de tecnologia médica pode ser, agora, uma das dicas para empreendedores na área da saúde se inspirarem. Em outras áreas da indústria, a releitura de equipamentos e serviços antigos é de bastante frequência, possibilitando uma solução de problemas atuais com tecnologias que já existem/existiram há muitos anos.

Siemens MedMuseum:

Fundado agora no mês de junho, o museu tem 400m² e está situado na cidade de Erlangen, na Alemanha, local conhecido como Medical Valley. O museu conta com uma configuração multimídia para mostrar inovações importantes e seus inventores, com objetivo de mostrar um timeline da tecnologia médica, desde meados do século XIX até os dias de hoje. O museu conta com os primeiros sistemas Siemens de raio-X, tomografia computadorizada, ressonângia magnética e oferece informações sobre cada uma das tecnologias. Muitas empresas que precederam a Siemens Healthcare também são contempladas no museu.

Para Joachim Herrmann, ministro do interior e da construção da Baviera, esse conceito de exposição específico ressalta a posição excepcional da Siemens no campo da tecnologia na área da saúde: “Podemos nos orgulhar da excelente reputação que os equipamentos de alta tecnologia ‘made in Erlangen’ desfrutam no mundo inteiro. Nosso novo Siemens MedMuseum permite que você reviva essa trajetória de sucesso feita em Erlangen, que já dura mais de cem anos”.

London Museums of Health and Medicine:

Os museus de saúde e medicina de Londres apresentam registros, desde plantas raras, cirurgias cardíacas, serviços de emergência de helicópteros até farmácias. O museu fica em Londres.

O conglomerado conta com 26 museus espalhados pela cidade e eles vão desde Freud Museum a um Centro de Anestesia.

The Tech – Museum of Innovation:

O Museu fica na cidade de San Jose, na California, e conta com uma galeria de 5000m2, chamada The Tech Health and Biotech Gallery. A missão do museu é inspirar o inovador que existe em todo mundo e vai bem de frente com o que foi citado lá no começo do texto. O museu conta com várias áreas multimídia e ele foi criado para celebrar o “berço da inovação”, segundo eles mesmos, o Silicon Valley.

Todos os dias, surgem novas tecnologias em saúde, aposentando as anteriores. Mas o processo de criar também envolve entender e estudar o passado, fazendo que esses museus tecnologia em saúde se tornem essenciais para o processo de inovação em saúde.