A Viveo (VVEO3), ecossistema de produtos e serviços que conecta soluções de saúde, e que atua desde a fabricação e distribuição de materiais e medicamentos, até gestão de clientes em todo o Brasil, realizou as primeiras entregas com os caminhões 100% elétricos adquiridos no final do ano passado, já com as primeiras embalagens retornáveis, para grandes hospitais na cidade de São Paulo. Como referência, um veículo padrão diesel emite 600 gramas CO2 por Km na atmosfera. A ação tem o objetivo de reduzir em 100% desta emissão. O projeto faz parte de um robusto plano em ESG definido pela companhia em 2021, com previsão de mais de R65 milhões em investimentos.
Indo além, a diminuição na produção de resíduos sólidos é uma das apostas da Viveo para essa transformação. A companhia investiu em embalagens retornáveis para a cadeia fria, que transporta medicamentos termolábeis, reduzindo a circulação das tradicionais embalagens de modelo de isopor e elementos refrigerantes, que demoram mais a se decompor e geram maior impacto ao meio ambiente.
O projeto completo dos caminhões e embalagens retornáveis será operado pela Healthlog, uma operadora especializada em serviços logísticos e soluções que otimizam a cadeia da saúde, com serviços de gestão compartilhada de estoques por meio do VMI e armazéns gerais, proporcionando uma solução completa aos hospitais, evitando faltas ou perdas de medicamentos e outros materiais. A previsão é que, desta etapa inicial até o final do ano, todas as entregas sejam garantidas com produtos 100% protegidos com o material desenvolvido com tecnologia de Phase Change Material (PCM) garantindo a estabilidade por até 96h, reduzindo custos dos hospitais no tratamento desses resíduos.