No mês de agosto, o Hospital viValle deu início ao processo de adequação aos requisitos preconizados pela Sociedade de Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e do Surgical Review Corporation (SRC) para a designação como “Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica”. A designação se confirmou em novembro, com a devolutiva positiva dos certificadores e publicação da decisão oficial no site da SRC.

A designação é um selo que atesta que o conjunto de práticas administrativas e assistenciais oferecidas pela instituição são adequadas e estão alinhadas às mais recentes regulações de boas práticas na especialidade à pacientes elegíveis ao procedimento.

A SBCBM escolheu a SCR como administradora do programa pela experiência mundial em banco de dados sobre pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, se preparando assim, para um desdobramento que vai além da garantia de serviços de alto padrão.

Além de garantir uma assistência de excelência aos pacientes, a alimentação do banco de dados permitirá que as instituições certificadas desenvolvam os conhecimentos sobre a especialidade, abrindo possibilidade e base para novas pesquisas e o desenvolvimento de práticas cada vez mais seguras, comparando seus resultados aos das melhores instituições mundiais.

Com a recente designação, o Hospital viValle confirma o compromisso com uma rede que promove a excelência, e uma cultura de cuidados rica, com foco no paciente durante todo o processo: antes, durante e depois da cirurgia.

O processo de designação é realizado em duas fases. Na primeira, são verificados requisitos como o compromisso institucional com a excelência, experiência e volume cirúrgico, padronização dos procedimentos operacionais e a presença e manutenção de uma equipe multiprofissional especializada, por exemplo.

A segunda etapa se baseia na confirmação dos requisitos através de inspeção local detalhada pela certificadora. Depois desse processo, de três em três anos, a instituição recebe a visita de especialistas da SRC para a manutenção da designação.