Esqueça as funções que você conhece para os wearable devices. Os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology desenvolveram um protótipo de um anel com câmera acoplada para deficientes visuais “lerem” somente passando o dedo por uma linha ou um texto – com um software associado a um celular ou laptop que fala as palavras para a pessoa em tempo real.
O dispositivo foi chamado de FingerReaderis e é um wearable device em formato de anel e o usuário pode controlar a velocidade de leitura, repetir palavras e comandar a leitura como quiser, segundo o MIT Media Lab. O sistema oferece, ainda, um feedback se o cliente se distanciar da linha que foi inicialmente selecionada.
Ele só está pronto em protótipo, mas é um grande exemplo de uso produtivo para a tecnologia de wearable devices. A empresa afirma que o equipamento pode ter outros usos ainda, como na ajuda a pessoas com dificuldades de leitura, dislexia ou para pronunciar palavras em outra língua.
Muitos aplicativos de celular já têm a proposta de capturar e analisar textos impressos, mas o FingerReader oferece um feedback em tempo real. Além disso, mantém uma conexão entre o indicador e o texto, estratégia importante usada para pessoas que têm dificuldades de leitura, por exemplo.