“Value- Based Healthcare apoia a gestão da saúde, gestão clínica e tomada de decisões de saúde”- Prof. Dr. Van Eenennaam

A mudança de mercado para os cuidados baseados em valor (VBC) se torna cada vez mais inevitável nos Estados Unidos e vem emergindo como uma saída para lidar com o aumento dos custos de cuidados de saúde, ineficiência clínica e muitas vezes duplicação de serviços. Em modelos que são baseados em valor, os médicos e hospitais são pagos para ajudar e melhorar a saúde das pessoas que apresentam doenças crônicas com uma abordagem baseada em evidências.

What Is Value in Health Care?

De acordo com Michael E. Porter, Ph. D, autor do livro Redefining Healthcare Creating- Value-Based Competition on Results, alcançar valor elevado para os pacientes deve tornar-se a meta primordial da prestação de cuidados de saúde, ou seja, se o valor melhorar, os pacientes, os provedores e os fornecedores podem se beneficiar, enquanto a sustentabilidade do sistema de saúde aumenta.

O objetivo é reduzir os custos dos cuidados de saúde e melhorar a qualidade e os resultados. Como o valor depende dos resultados, não dos insumos, o cuidado de saúde passa a ser medido pelos resultados alcançados, e não pela quantidade, ou volume de serviços prestados, e mudar a atenção do volume para o valor é um desafio central.

porter-breuk-pv

Fonte: http://www.vbhc.nl/wp-content

A mudança se afasta completamente do modelo de reembolso, em vez disso será sobre os custos e resultados dos pacientes que visam: recuperações mais rápidas, redução de taxas de infecções, menos readmissões, ou seja, tudo baseado no VALOR percebido.

Como a medicina opera em um ambiente em rápida evolução, os sistemas de cuidado de saúde devem adotar a redução dos custos, sem comprometer a qualidade os resultados.

(…) CEOs de hospitais que embarcam em iniciativas Value-Based Health Care têm relatado dificuldades na falta de informação adequada ao mesmo tempo sendo inundados com dados sobre processos, dados estruturais (Dimick JB et al 2004), “qualidade, dados de morbidade”, cartões de pontuação, (Regimes DBC), despesas de capital, resultados de investigação clínica detalhados, dados de relatórios anuais, e etc. (…)http://www.vbhc.nl/what-is-value-based-healthcare/concept-of-value-based-healthcare

Muitos gestores apresentam resistência com a possibilidade de migrar para Value-Based Health Care, visto que o nível de investimento financeiro (FFS) é significativo/considerável, e a atual estrutura de pagamento e a atual taxa de serviço ainda é rentável para alguns.

Entretanto, algumas instituições estão se preparando ativamente para a transição, sendo assim entender esse modelo de trabalho é o primeiro passo.