Aconteceu, dia 1º de outubro, a V Jornada Científica Integrativa da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), em Goiânia. O evento deste ano trouxe como tema “Valor em Saúde – estratégias para práticas de excelência”. 

O diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli, participou da abertura e destacou que a ética pode ser resumida em uma fórmula simples: “Trabalho sério + máxima transparência (em todos os âmbitos) = gestão ética e eficiente”. Ele defendeu a importância de um código de conduta robusto, programas de compliance eficazes e a promoção de uma cultura de responsabilidade organizacional como pilares que fortalecem a confiança entre pacientes e profissionais, além de garantir a sustentabilidade financeira das instituições de saúde. 

O valor da ética no cuidado com a saúde 

Explicando o conceito de conduta ética, Signorelli afirmou: “É algo que permeia a consciência, o que chamo de ‘ética do pertencimento’. Significa entender que toda ação – desde o porteiro até o presidente – tem impacto direto na vida de cada paciente e, consequentemente, na nossa. No fim das contas, somos todos parte de um coletivo, e nossa individualidade se reflete nisso. Somos todos pacientes.” 

Para ele, o verdadeiro valor em saúde está no compromisso que cada profissional assume com sua função, nos diálogos éticos focados no paciente e na sociedade, e na promoção de processos de governança e gestão sérios, que visam a otimização máxima dos recursos públicos. “Um exemplo disso é o projeto Acreditação Sustentável Brasil”, concluiu Signorelli. 

Também participaram do painel a gerente operacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Gilvane Lolato, o diretor de serviços da Planisa, Marcelo Tadeu Carnielo, e o superintendente de gestão e planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula.