Nesta época do ano os ricos de contaminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), AIDS e outras enfermidades aumentam consideravelmente. “Isso porque as pessoas se preocupam com a diversão da folia e esquecem de cuidar da saúde. Mas a prevenção não deve ser deixada de lado em nenhum momento”, alerta o infectologista Dr. Alberto Chebabo, do laboratório Pasteur. O especialista reforça que a forma mais eficaz de evitar o contágio das DSTs e da AIDS é o sexo seguro. “O uso do preservativo é a principal recomendação”, ressalta.
Outra patologia muito comum nas folias é a mononucleose, conhecida popularmente como a doença do beijo. Esta enfermidade é causada por vírus e pode ser transmitida principalmente pela saliva. “Os principais fatores para transmissão da mononucleose são condições de higiene pessoal ruins e grande concentração de pessoas em um pequeno espaço, o que facilita a dispersão do vírus” acrescenta Dr. Chebabo.
Prevenir é a melhor opção
Para os foliões que não se preveniram adequadamente durante as festas, o jeito é correr atrás do prejuízo. Dr. Alberto Chebabo, infectologista do laboratório Pasteur, indica procurar um médico e relatar o acontecimento, para que o especialista tome as providências necessárias.
“Nesse caso, o médico irá orientar a pessoa sobre a realização do teste de HIV. Não adianta fazer o exame no dia seguinte. O paciente terá de esperar, no mínimo, quatro semanas. Esse tempo é necessário para que não haja um falso resultado negativo, devido à janela imunológica, período entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue”, esclarece o infectologista. O médico lembra que o paciente nunca deve transar sem camisinha, principalmente no intervalo da janela imunológica, pois se estiver realmente infectado, pode transmitir o vírus para o parceiro.
Dr. Chebabo enfatiza que os avanços da medicina permitem, hoje, tratamentos mais efetivos de DSTs e AIDS, contudo, a prevenção é ainda o melhor caminho. “Existem medicações para reduzir as chances de manifestação e o contágio dessas doenças, porém é importante lembrar que a única forma de evitar, de fato, o HIV e a AIDS é o uso de camisinha”, conclui.
Sobre o Pasteur Medicina Diagnóstica
O Pasteur nasceu há 38 anos em Brasília e atualmente possui 26 unidades de atendimento no Distrito Federal e Entorno. Considerado referência no segmento de medicina diagnóstica, o laboratório disponibiliza aos clientes serviços com qualidade e credibilidade. E, para quem não tem plano de saúde, o programa Pasteur Popular oferece exames com preços acessíveis para toda a família. A marca conta, ainda, com o projeto Pasteur Melhor Idade, que oferece atendimento diferenciado para idosos e uma série de vantagens, como descontos especiais no valor dos exames de análises clínicas, anatomia patológica e imagem. Com o objetivo de buscar continuamente mais conforto aos pacientes, o laboratório desenvolveu o conceito de atendimento integrado na Mega Unidade Taguatinga Norte, que oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem no mesmo local. Para mais informações acesse o site www.pasteur-df.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-9669.