A vacina contra a gripe já está disponível na rede privada de saúde, para pessoas a partir dos seis meses de idade. Em Goiás, o laboratório Atalaia oferece a vacina nas unidades Aeroporto, Marista, Bueno, Catedral e Vila Brasília. Na rede pública, o imunizante chega em abril e poderá ser tomado apenas pelas crianças de seis meses a dois anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos acima de 60 anos.
Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do laboratório Atalaia, explica que a vacinação é recomendada nos meses que antecedem o inverno e durante a própria estação, mas que pode ser feita em qualquer período do ano.
Em 2014, a recomendação é que a população se proteja com antecedência por conta da maior circulação do vírus, esperada em função da grande movimentação de pessoas antes e durante a Copa do Mundo.
“Uma pessoa doente no meio da multidão pode propagar facilmente a doença para muitas outras”, revela o especialista. Ele acrescenta que apenas um espirro é capaz de liberar milhares de gotículas contendo o vírus, que podem alcançar até dois metros de distância. “É válido lembrar, ainda, que a proteção só é eficaz a partir do sétimo dia após a vacinação, atingindo o nível ideal de proteção entre 14 e 21 dias”, destaca.
Segundo Dr. Ricardo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) se baseia em estudos mundiais sobre a circulação dos tipos virais para definir a composição da vacina, prevendo quais são os vírus que terão maior possibilidade de circular durante a próxima temporada de gripe. Desta forma são definidas as composições de vacinas para o hemisfério norte e para o hemisfério sul, que podem ou não serem iguais. Assim, a cada ano, a vacina contra a gripe pode ser alterada.
Neste ano, as vacinas influenza (trivalentes) conterão, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1)pdm09, um vírus similar ao vírus influenza A/Texas/50/2012 (H3N2) e um vírus similar ao vírus influenza B/Massachusetts/2/2012.
O Atalaia espera imunizar cerca de 35 mil pessoas contra a gripe em 2014. Para tomar a vacina, basta o paciente dirigir às unidades Aeroporto, Marista, Bueno, Catedral e Vila Brasília. Confira os endereços no portal de vacinas do laboratório: http://www.atalaiavacinas.com.br/#unidades-de-atendimento-goias