Com demandas crescentes de produtividade e diminuição de recursos, as organizações procuram maneiras de reduzir custos e elevar a eficiência geral, assim como a melhorar a precisão e a consistência dos resultados. Devido ao alto nível de complexidade, manter as aplicações em dia normalmente gera altos custos para as empresas, uma vez que requer atendimento e suporte especializados.
Além disso, os vários sistemas de TI que as empresas utilizam em seus processos diários de trabalho precisam ser constantemente monitorados e melhorados para acompanhar as necessidades do negócio. Por isto, as equipes de Tecnologia da Informação acabam perdendo muitos recursos, os quais serviriam para investir em inovações e o valor do negócio acaba não sendo potencializado como deveria.
Uma solução denominada ADMS (Application Development & Management Services) tem a finalidade de solucionar as demandas de manutenção, fornecer ajustes e melhorias dos sistemas utilizando profissionais experientes e especializados em softwares para garantir o melhor resultado para as organizações. As equipes de ADMS podem ser contratadas em fornecedores ou formadas internamente, no entanto, a opção oferecida pelo outsourcing é mais convidativa e eficiente, pois além de economizar recursos traz know-how especializado para as empresas. Outro desafio para formar o ADMS interno é a grande dificuldade que as empresas têm em encontrar mão de obra qualificada para manter seus processos em TI com qualidade e eficiência. Por isso na maioria das vezes recorrem à terceirização com as contratações do outsourcing em ADMS.
Os serviços de ADMS são focados em algumas diretrizes: manutenção, operação, gestão, atendimento e suporte de sistemas. Dependendo dos objetivos de cada negócio, o atendimento do ADMS é feito de forma personalizada e de acordo com as tecnologias atuais. Por isso, adaptações são constantemente necessárias para atender aos requisitos legais de cada segmento de atuação.
Uma das funções principais do ADMS é oferecer uma infraestrutura de TI em constante evolução, que se adapte facilmente às demandas do mercado e ao crescimento da empresa. Este tipo de serviço garante um avanço na eficiência e maturidade dos sistemas e aplicações das empresas, já que apresenta indicadores de qualidade progressivos. Os fornecedores costumam oferecer dois tipos de serviço em ADMS: Dedicado ou Compartilhado, de acordo com necessidade do negócio. Os serviços incluem manutenção, operação, suporte e gestão de sistemas, que podem ser realizados nas instalações dos clientes ou no fornecedor. Quanto ao modelo comercial, o mercado tem como base: Preço Fixo, Volume de Incidentes (Ticket) ou Volume de Horas – cabe a empresa decidir a forma mais conveniente.
Entre os maiores benefícios do ADMS, podem-se destacar: a personalização no atendimento, redução do número de ocorrências, aumento de produtividade, agilidade na mobilização de especialistas em momentos de crise, equipes de atendimento disponíveis (1º, 2º e 3º níveis), melhoria de TCO, indicadores de qualidade e desempenho. Além disso, conta-se com ZERO investimentos em infraestrutura e ZERO de custos com ociosidade de profissionais. É possível ainda, adquirir novos aplicativos, integrar ou atualizar os recursos já existentes para que se tornem mais eficientes.
Além disso, o ADMS reúne atualmente inovações de altíssima qualidade, que vão além do modelo tradicional, como o uso de robótica integrado ao chatbot no atendimento, Inteligência Artificial e Machine Learning na otimização das operações – processos complementares que já fazem parte do universo da transformação digital. O cenário para a adoção deste serviço é muito amplo, o foco que antes era apenas o desenvolvimento de novos projetos e manutenção e na disponibilidade das aplicações, passou a incluir uma visão de inovação contínua e gestão de serviços para a busca de projetos de transformação empresarial. Não basta apenas desenvolver projetos de inovação, é preciso garantir que funcionem e tragam ganhos concretos para as empresas e o ADMS atende a esta necessidade.
“O Outsourcing em ADMS oferece a confiança de que os serviços de TI terão suporte adequado e eficiente, e também a perspectiva de que a empresa poderá focar nas atividades centrais do negócio. Os serviços são realizados por profissionais altamente capacitados, dentro de um prazo estipulado e com orçamentos programados, garantindo maior qualidade e tranquilidade para as empresas. Isto tudo em um ambiente de inovação contínua, com recursos e ferramentas digitais de alto desempenho, algo que só empresas especializadas conseguem garantir!” – comenta Claudia Ossandon, Arquiteta de Soluções na Tech Mahindra Brasil (multinacional de origem indiana, que oferece Transformação Digital, Consultoria, Engenharia Integrada, Serviços e Soluções em Tecnologia).
O ADMS é um modelo tem a vantagem de ser aplicado para todos os portes de empresas. É um recurso que pode ser aplicado tanto para roadmap de projeto, como para suporte, para melhorias e otimização de processos, monitoramento de qualidade em real time em qualquer device, enfim uma solução de ampla utilidade e recursos importantes para as empresas. Todas as organizações deveriam utilizá-la! – complementa Monica Allende, Diretora em Utilities da Tech Mahindra Brasil.
O momento atual é propício para que as empresas repensem seus modelos de negócios, além de suas estruturas e processos. O ADMS surge como opção para se ajustar a esse cenário em constante mudança, principalmente neste momento em que o WFM (Work from Home) se torna uma nova realidade e que necessidade de aderir a transformação digital e melhorar a produtividade está ainda mais latente.