A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Catarina, em Natal (RN), foi fechada pela Secretaria Municipal de Saúde do estado. A decisão pelo fechamento foi comunicada esta semana pelo órgão. Os pacientes internados serão transferidos para o hospital Ruy Pereira, que também receberá parte dos 32 servidores da UTI (outra parte irá para o hospital Walfredo Gurgel).

Segundo a secretaria, a UTI só volta a funcionar após o fim da reforma do local.

Em nota, o órgão informou que as medidas buscam melhorar a assistência aos pacientes da unidade. Além disso, a transferência de profissionais e dos leitos do Santa Catarina para o Ruy Pereira vai ampliar a assistência em UTI cardiológica neste último. A transferência de três cardiologistas para a UTI Cardiológica do Hospital Walfredo Gurgel pretende manter o atendimento na unidade, que teve a escala prejudicada com a saída dos médicos cardiologistas que pediram exoneração.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SindSaúde) disse que o fechamento da UTI ocorreu às vésperas do início de uma greve de servidores da saúde.