Com a participação de artistas ativistas da Rede Globo, o Movimento Gota D’Água realizou um vídeo de 05 minutos contra a Construção da Usina de Belo Monte. Um vídeo que tem como principal atributo a presença de notórios artistas, que exploramde modo superficial, os contras da construção de Belo Monte.

Em resposta a este vídeo, que já está com cerca de 528.000 visualizações, estudantes da UNICAMP, UNB e diversos outros cidadão produziram seus próprios vídeos, em que se apropriam de um legítimo direito de resposta e promovem um riquíssimo debate acerca deste importante tema.

Idealizado por um Professor-Doutor da UNICAMP e tendo o suporte de diversos alunos da Engenharia para sua realização, o Movimento Tempestade em Copo D’Água realizou um excelente vídeo com um ótimo embasamento técnico, que já possui mais de 410.297 visualizações com uma semana de exibição.

Capa da Veja de 04 de Dezembro esta discussão sintetiza com perfeição o poder das redes sociais para debater idéias e promover discussões de um modo sem paralelo, sendo um excelente exemplo, de como a hipótese de Mundo Plano de Thomas Friedman já está fazendo parte do nosso cotidiano.

Excelente exemplo, de como as redes sociais podem ser palco de transformações sociais ao promover discussões relevantes para a sociedade e para o país.

Na recente ocupação da Reitoria pelos alunos da Faculdade me questionei mais de uma vez, porque estes alunos não gravaram um vídeo explicando seus motivos, ou porque não convidaram os jornalistas para realizar um debate acerca dos temas em discussão.

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

Equipe EmpreenderSaúde

Vídeo do Movimento Gota D’Água com a participação de artistas da Rede Globo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TWWwfL66MPs]

Vídeo do Movimento Tempestade em Copo D’Água realizado por alunos da UNICAMP:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo]

Sobre o Movimento Gota D’Água:

Um mundo melhor, mais consciente e solidário.

O Movimento Gota D’ Água surgiu da necessidade de transformar indignação em ação. Queremos mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país. Utilizamos nossa experiência em comunicação para dar voz aqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões de hoje terão no amanhã. O Movimento apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum. O Gota D’Água é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas.

A primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC. O braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: “Movimento Xingu Vivo Para Sempre” e o “Movimento Humanos Direitos”.

A missão da Gota D’Água é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma – Hoje existem inúmeros caminhos de se produzir conteúdo relevante para atingir e envolver as mais diversas audiências nos mais diferentes meios. Nossa proposta é usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais.

Conselho: Maria Paula Fernandes, Sergio Marone, Marcos Prado, Juliana Helcer, Enrico Marone, Ana Abreu, Sérgio Maurício Manon, Tica Minami, Ricardo Rezende, Luciana Soares de Souza, Ana Luiza Chafir, Thiago Teitelroit, Maria Paula Fidalgo, Luiza Figueira de Mello, Paulo Fernando Gonçalves, Carolina Kuenerz, Fernanda Mayrink, Miguel Pinto Guimarães.

                     SAIBA MAIS SOBRE O MOVIMENTO GOTA D’AGUA

Saiba mais o Movimento Tempestade em Copo D’Água:

O movimento “Tempestade em Copo D’Água” surgiu da ideia do Prof. Dr. Sebastião de Amorim em fazer um vídeo em resposta ao vídeo global “Gota D’Água”, o qual difundia dados equivocados sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Com a disposição de vários alunos em ajudar voluntariamente no projeto (Incluindo a elaboração do roteiro, filmagem, edição e elaboração do site) o projeto mostrou-se viável.

A equipe é formada por estudantes de Engenharia Civil e uma aluna de Economia da Universidade de Campinas, Unicamp. Com a instrução do Prof. Dr. Sebastião de Amorim, formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, cujas pesquisas, somadas às informações recolhidas pelos alunos reuniram o necessário para dar o embasamento ao Tempestade em Copo D’Água.

Além de defender a construção da Usina Hidrelétrica localizada próxima a Altamira, temos como objetivo propor a luta pela aplicação correta do capital gerado pela mesma, levando benefícios sociais à região e também permitindo que os habilitantes relocados tenham direito de opinar sobre sua nova morada. Assim impendido que, quando o assunto sair das principais manchetes e reportagens, não ocorram injustiças sociais e a população afetada não saia extremamente prejudicada.

A intenção do movimento é levar às pessoas, de maneira fácil, dados concretos sobre a UHE a ser construída no Pará, seus motivos e sua importância, tanto regional quanto nacional, apresentando também soluções e modificações no projeto visando o beneficio social, econômico e ambiental. Assim permitindo ao expectador tirar sua própria conclusão sobre o assunto, com base em fatos.

SAIBA MAIS SOBRE O MOVIMENTO TEMPESTADE COPO D’ÁGUA