A análise celular tem se tornado um dos ramos mais requisitados no mercado laboratorial. A ampliação de casos de patologias como o câncer de colo de útero e o aumento na procura por exames que possam diagnosticar doenças celulares têm requerido também que cada vez mais profissionais da área biomédica sejam especialistas em citologia.

Tendo essa necessidade do mercado em vista, a Universidade DASA, centro de formação de profissionais e funcionários do Grupo Dasa, lançou recentemente a primeira turma de especialização em citologia, cujo objetivo é formar profissionais capacitados dentro do quadro de biomédicos da empresa. “A formação em citologia tem sido cada vez mais exigida pelo mercado e atualmente a oferta de cursos é muito inferior à demanda de profissionais. Daí a iniciativa da Dasa em convidar funcionários para a especialização”, conta o citologista e biomédico Dr. Marco Aurélio Tevano de Andrade, que atua como coordenador e docente do curso.

O curso é destinado aos profissionais das áreas de Biomedicina e Farmácia e vem acontecendo desde dezembro de 2013. As aulas são ministradas em uma sala-laboratório, onde os alunos têm acesso a microscópios e laminários individuais, para que os estudos foquem tanto na parte teórica quanto na parte prática. “A formação dos alunos é completa. Selecionamos um corpo docente bastante qualificado para garantir solidez no aprendizado prático e teórico”, explica Dr. Marco Aurélio.

A formatura da primeira turma ocorrerá em maio desse ano, totalizando cinco meses de curso, e a empresa pretende dar continuidade ao projeto. Atualmente, as aulas acontecem de segunda a sexta, das 13h às 18h. O curso é gratuito e destinado aos funcionários dos laboratórios Dasa. Os interessados em participar de uma próxima turma podem entrar em contato com o RH da empresa.