Startup Health: Por quê agora é a hora das Startups Digitais em Saúde ?

StartupHealthO EmpreenderSaúde teve o prazer de entrevistar Unity Stoakes co-fundador da Startup Health, uma das maiores incubadoras de Startups Digitais de Saúde dos Estados Unidos, a fim de entender por quê este empreendedor de sucesso decidiu focar sua carreira para construir o maior programa de aceleração de startups digitais de saúde do planeta.

Por quê este é o momento para construir uma startup de saúde digital ?

 Com a redução dos custos para se iniciar uma startup digital, com a computação em nuvem e o número cada vez maior de pessoas conectadas `a internet, aliado ao aumento acelerado dos gastos em saúde, em função das novas tecnologias e o envelhecimento da população, Unity acredita que não existe momento melhor para se empreender na área de tecnologia em saúde e há um enorme potencial de retorno, para aqueles que decidirem investir nesta área.

Sobre Unity Stoakes:

Unity é um empreendedor serial que já ajudou a levar duas empresas de tecnologia ao IPO, mas ao decidir empreender na área de tecnologia em saúde percebeu uma mudança fundamental, o ciclo de vendas era muito mais longo, as barreiras regulatórias muito maiores e o tempo de adoção de uma nova tecnologia muito grande. Estas dificuldades levaram-no a refletir e perceber que sua empresa não era a única que estava passando por estes desafios e que um processo de apoio ou incubação de empresas digitais em saúde, poderia ajudar estas startups a vencer muitos destes desafios.

Sobre a Startup Health:

Assim, nasceu o Startup Health em 2010, lançado na Casa Branca, que deu seu apoio o projeto, este seleciona startups de saúde do MUNDO INTEIRO para participar de uma aceleração de apoio de 3 anos, em que de 03 em 03 meses é promovido um CEO Summit com keynote speakers em diferentes locais, como o Vale do Silício, a Casa Branca ou outros locais que agreguem valor aos empreendedores, a fim de alavancar sua rede de contatos e acelerar a troca de experiências.

Como contrapartida, a Startup Health fica com 2 a 10% da empresa acelerada, patamar considerado baixo, comparativamente com os patamares que são pagos às demais aceleradoras de saúde americanas, como Rock Health, Blue Print Health, que ficam em torno de 6-12%, por 05 a 06 meses de acelaração. Porém, estas iniciativas são complementares, pois a Startup Health funciona como uma próxima etapa para empreendedores que já passaram pela incubação nestas outras iniciativas.

Entre os cases de sucesso, há empresas que participaram do programa e já receberam investimento de venture capital e outras que já foram adquiridas por grandes organizações do setor saúde.

Vantagens do Programa:

Os principais benefícios do programa são o acesso à capital, a times e ao cliente, elementos que ajudam a construir um negócio sustentável, sendo que durante o programa o empreendedor é exposto à uma rede de relacionamentos privilegiada com formadores de opinião de diferentes setores da cadeia de saúde.

Além disso, o programa conta com o apoio de Super Angels e Investidores do setor de tecnologia, que trazem não somente capital, mas também muito conhecimento para as startups que participam do programa.

Na opinião de Unity, há um grande poder no efeito do networking, sendo que o compartilhamento de contatos e de recursos ajuda muito, dado que para uma startup de saúde decolar demora muito.

Diferenças no Mercado de Investimento em Startups pós-2008:

 A percepção é que as startups têm que ter um modelo de negócio desde o começo, sendo importante a startup buscar ter receita o quanto antes, pois o investimento pode demorar a se concretizar e o ciclo de venda dos produtos leva de 12 a 18 meses, sendo que é fudamental ter caixa para sobreviver neste intervalo.

Modelos de Negócios de Sucesso em Saúde:

 Há uma variedade de modelos de negócio de sucesso na área de saúde, sendo que aqueles que ajudam a salvar dinheiro ou reduzir custos estão tendo mais sucesso, como modelos que ajudam hospitais a reduzir determinados riscos, como o de re-hospitalizações.

Startups brasileiras podem fazer parte do Startup Health ?

 Sim, as startups brasileiras podem fazer parte do Startup Health, desde que sejam selecionadas pelo programa após fazerem a aplicação no site (www.startuphealth.com) e participarem do processo de seleção da empresa. Atualmente, já ha startups não americanas, que já fazem parte do programa.

Voluntários podem ajudar a Startup Health ?

 Sim, existe o programa Startup Health Scouts, em que voluntários vão aos eventos de startups de sua região representando a Startup Health, a fim de selecionar as melhores tecnologias de saúde, a fim de que estas apliquem para o programa da Startup Health.

Existe também o programa Startup Health Fellows,  em que alunos de MBA ficam de 10 a 12 semanas trabalhando para a Startup Health, ajudando as diferentes startups que fazem parte da iniciativa.

Que tal conhecer Unity Stoakes e saber mais sobre a Startup Health ?

 NÃO DEIXE DE PARTICIPAR da conferência Health 2.0 Latin America, dia 06 e 07 de Dezembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, que contará com Unity Stoakes entre outros grandes palestrantes!

Se você tem uma startup digital em saúde esta a oportunidade ideal para apresentar sua idéia! Se você é um profissional de saúde ou executivo do setor esta é a oportunidade perfeita para integrar o movimento de saúde digital !

Venha fazer parte do movimento que está transformando a saúde !

INSCREVA-SE: CLIQUE AQUI

Health2.0LA