Boas práticas de RH, desenvolvidas para a qualidade de vida dos colaboradores, foram fundamentais para garantir ao Grupo Unimed-Rio a colocação como oitava melhor empresa empregadora do estado do Rio, conforme anunciado na cerimônia de premiação dos vencedores da 16a edição do Great Place To Work, realizada na última segunda-feira (25/07), no edifício da Bolsa de Valores do RJ. Com este resultado, a cooperativa volta a figurar no ranking “Melhores Empresas para Trabalhar”, que é o padrão de excelência para a definição de excelentes ambientes de trabalho, desenvolvido pelo GPTW, pioneiro em conduzir essa pesquisa que existe em todo o mundo.

A assessora de Desenvolvimento de Pessoas da Unimed-Rio, Alessandra Cabral, destaca a importância do prêmio conquistado. “O resultado que obtivemos corrobora a crença que nossos colaboradores têm na empresa, e o que mais esperamos é que este bom clima nos ajude a percorrer caminhos ainda mais longos”, ressalta.

A Unimed-Rio valoriza e investe no desenvolvimento de seus colaboradores porque tem como premissa básica que o colaborador é seu principal ativo e o grande capital intelectual da empresa. Desde 2010, a cooperativa conta com uma Política de Modelo Integrado de Gestão de Pessoas, que tem como objetivo definir os princípios e as diretrizes que norteiam o modelo de gestão de pessoas, reiterando a convicção da empresa sobre a relevância do capital humano para o desenvolvimento, a sustentação da capacidade competitiva e sua continuidade no mercado.

As propostas oferecidas pela Unimed-Rio têm como objetivo alinhar as práticas de RH às práticas das melhores empresas para trabalhar, estimulando o bom equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Para isso, disponibiliza, dentre outras ações, horários flexíveis nas escalas de contact center e assistenciais e, dois ou três horários, para cobertura ampla das unidades administrativas e operacionais. Os colaboradores contam ainda com o mapeamento de saúde, exames periódicos e check-up, além das campanhas de vacinação e do Espaço Saúde – destinado ao atendimento nas situações de urgência, emergência e no suporte às ações de promoções de saúde e prevenção de doenças desenvolvidas pela empresa.

Outras propostas também oferecidas e que merecem destaque são o Shiatsu, que traz a possibilidade do colaborador em fazer uma pausa e relaxar dentro do ambiente de trabalho, e a ginástica laboral voltada aos colaboradores das áreas que possuem uma rotina física mais desgastante e têm a prática de exercícios como alternativa preventiva à lesões. Sem esquecer de citar o Clube de Corrida e o Circuito de Praia. A soma de todas as ações de desenvolvimento integral dos colaboradores e de qualidade de vida gera um clima interno mais saudável, participativo e integrado que, consequentemente, resultam em melhores resultados de trabalho.

A pesquisa – Realizada entre os colaboradores das organizações, a pesquisa GPTW tem peso de quase 70% na composição da nota atribuída para cada empresa que concorre ao prêmio. O questionário avalia aspectos, como a relação entre equipe e chefia, o índice de confiança dos colaboradores com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas das organizações. Para o GPTW, as listas servem para divulgar os bons exemplos e chamar a atenção da sociedade para a importância de um bom ambiente de trabalho.