Dashboard traz dados do comportamento da doença dentro e fora do Sistema Unimed, servindo como base para a adoção de estratégias assertivas em áreas como o remanejamento de leitos e tratamento de infecções
A Unimed do Brasil lança no mercado o Painel Unimed COVID-19, uma importante ferramenta para a análise de dados do novo coronavírus tanto no Sistema Unimed quanto no País de forma geral. A ferramenta permite processar uma série de indicadores como a quantidade de leitos disponíveis e o número novos casos diários e de óbitos, seja por município, estado ou em todo o território nacional, está disponível desde 10 de julho.
De domínio público, o Painel Unimed COVID-19 foi desenvolvido pela Unimed do Brasil e é gerido por sua Diretoria de Gestão de Saúde. A ferramenta serve como base para a consulta diária dos dados epidemiológicos referentes ao comportamento da doença no Brasil e pode ser acessada por meio do link.
Tais dados são oriundos da plataforma disponibilizada pela Confederação em parceria com a Unimed Central de Serviços RS – FAST PEP – e por meio das informações repassadas semanalmente pelas Federações e Singulares do Sistema Unimed. No caso das informações gerais referentes ao País, são provenientes das bases do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde, cartórios e dos consórcios de notificação dos quais as cooperativas fazem parte.
Confira, abaixo, alguns dos principais indicadores do painel epidemiológico:
• Disponibilidade de leitos e vulnerabilidade
• Novos casos diários
• Número de óbitos
• Proporção de casos ativos, recuperados e óbitos
• Taxa de incidência diária
• Taxa de letalidade da doença
• Tendências para os próximos 15 dias
• Total de casos confirmados de Covid-19
“O uso de dados transparentes e atualizados são de suma importância para que gestores públicos e privados de saúde possam tomar as decisões mais acertadas neste momento em que grandes esforços estão sendo empenhados para o combate à pandemia. Com mais esta ferramenta à disposição, a Unimed do Brasil espera contribuir para alavancar novas iniciativas que sirvam aos melhores interesses das comunidades locais e da sociedade brasileira”, afirma o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin.