O mundo precisa de cuidados e o bem-estar precisa chegar a todos, sem distinção. O incentivo às atividades físicas deve acontecer sempre, em todos os lugares. A alimentação adequada precisa estar em todas as mesas e a educação de qualidade é um direito de todos. Para que isso aconteça, é preciso unir esforços e corações. Por isso, a Unimed Curitiba realiza ações de cuidado que geram impacto e transformação para pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. Com a pandemia, o número de pessoas impactadas pela crise sanitária, econômica e social que se instaurou aumentou muito.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Penssan, cerca de 33,1 milhões de brasileiros vivem atualmente em situação de fome, 14 milhões a mais que em 2020. Além disso, segundo o IBGE, mais de 3,4 milhões de pessoas estão desempregadas no país, e mais de 184 mil pessoas estão em situação de rua (número levantado por pesquisadores da UFMG). Para ajudar a mudar esse cenário e ampliar a sua participação na sociedade, a maior operadora de plano de saúde do Paraná criou o Instituto Unimed Curitiba, uma organização sem fins lucrativos que tem como causa prioritária a saúde e o cuidado com as pessoas e que atua em dois grandes eixos: promoção da saúde e prevenção de doenças, e o fortalecimento das organizações sociais.

“Como cooperativa, temos obrigação de proporcionar ações que promovam o desenvolvimento equilibrado da comunidade como um todo, ajudem a estabelecer o bem-estar coletivo e demonstrem o cuidado que temos com as pessoas que estão ao nosso redor. Desde a sua fundação há 50 anos, a Unimed Curitiba traz em sua identidade os princípios e valores cooperativistas e, para ampliar e fortalecer nossas ações, gerando impacto e transformação social, criamos o Instituto Unimed Curitiba. Esse é o nosso jeito de colocar em prática os princípios cooperativistas e sétimo pilar do cooperativismo, que são a forma mais autêntica de ser quem somos. Isso faz parte do nosso DNA. É o nosso Jeito de Cuidar”, afirma Rached Hajar Traya, diretor-presidente.

Para apresentar o Instituto aos seus clientes, colaboradores e cooperados, a Unimed Curitiba lançou um vídeo institucional, criado pela Agência Bronx, que explica de que maneira a organização atuará e como será possível contribuir para os seus projetos.

Os projetos desenvolvidos ou apoiados pelo instituto estão conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas e que contam com a participação de 193 países, incluindo o Brasil. Em 2016, a Unimed Curitiba assinou o termo de adesão ao Movimento Nacional ODS Nós Podemos para contribuir e atuar a favor da agenda global de desenvolvimento a ser atingida até 2030.

Atuação

Entre as ações e parcerias em desenvolvimento estão o Projeto Cooperando com a Educação, o Programa de Voluntariado Gente que Cuida e o Programa Unimed Curitiba Parceira do Meio Ambiente.

O Projeto Cooperando com a Educação tem como objetivo estimular o hábito da leitura, incentivar a cultura, contribuir com o desenvolvimento intelectual e integral dos estudantes. Desde 2009, em parceria com os Núcleos Regionais de Educação de Curitiba já beneficiou 50 escolas das Regionais do Bairro Novo, Cajuru e Boa Vista, equipando as bibliotecas com livros novos e computadores.

O Programa de Voluntariado Gente que Cuida, por sua vez, visa incentivar o trabalho voluntário de colaboradores e médicos cooperados como parte da estratégia de engajamento e comprometimento da cooperativa com as causas sociais e com o nosso público interno. Uma série de ações já foram desenvolvidas, entre elas, a Campanha do Agasalho, a Campanha Natal Solidário, além de parcerias com outras organizações como a ASID Brasil, a Teto Brasil e a campanha Eu Ajudo na Lata.

O Programa Unimed Curitiba Parceira do Meio Ambiente trabalha com ações de engajamento e sensibilização das pessoas, sempre com foco na redução dos resíduos gerados, diminuição do impacto no nosso negócio ao meio ambiente, incentivo a reciclagem e a reutilização, além da mudança de hábitos diários. Ações de coleta seletiva, reciclagem de cartões vencidos e de banners em desuso fazem parte do programa.