Nesta terça-feira (18/10), a 100 Open Startups anunciou o Ranking TOP Open Corps 2022, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano. Como nas edições anteriores, além das TOP 100, também foram reconhecidas as corporações líderes em 25 categorias de mercado.
No setor Serviços de Saúde, as corporações TOP 10 foram Unimed Brasil, DASA, Hospital Albert Einstein, Grupo Fleury, Hermes Pardini, Hospital Sírio-Libanês, Sabin Medicina Diagnóstica, Hospital HCor, Rede D’Or e HAPVIDA, responsáveis por 47% dos relacionamentos com startups. O Ranking 100 Open Startups identificou 167 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 306 o número de Open Corps identificadas no Brasil, o que equivale a 8,4% de todas as empresas que fazem open innovation com startups no país.
No total, as corporações de Serviços de Saúde estabeleceram 614 relacionamentos de negócios com 214 startups no último ano, um crescimento de 2% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi serviços ou produtos das startups, seguido pela contratação de projetos piloto.
Esses 614 relacionamentos de negócio transacionaram diretamente cerca de R$ 140 milhões (contra R$ 93 milhões no ano anterior). O impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo, certamente, é muitas vezes superior a esse número.
Além disso, a maior parte dos relacionamentos das empresas de Serviços de Saúde foi com startups HealthTechs (37%). Porém, é notável também a participação das HRtechs, com 18%, e ProductivityTechs, com 17% dos relacionamentos registrados no setor.
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos – com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
Em 2022, a publicação chega à sua sétima edição, com números recordes do ecossistema de inovação. Foram registrados 42.588 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, um aumento de mais de 61% em relação à edição 2021.
Das 6.438 corporações que buscam startups no país, 4.449 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup e, das 25.016 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 3.821 fizeram negócios com ao menos uma corporação.
Conheça as TOP 10 Serviços de Saúde:
1 – Unimed Brasil
2 – DASA
3 – Hospital Albert Einstein
4 – Grupo Fleury
5 – Hermes Pardini
6 – Hospital Sírio-Libanês
7 – Sabin Medicina Diagnóstica
8 – Hospital HCor
9 – Rede D’Or
10 – HAPVIDA