A Unimed-BH anunciou esta semana a entrega de novas estruturas para sua rede própria na área de obstetrícia: a Maternidade Unimed Unidade Grajaú ganhou dois novos quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério) para partos humanizados, com banheira, e dois leitos pré-parto em ambiente privativo. As instalações, diz a cooperativa, são parte de uma estratégia de estimulo às boas práticas obstétricas, ao unir equipe assistencial e pacientes em condições mais favoráveis para a realização de parto normal.
Com cerca de 10 anos de existência, a maternidade estabeleceu boa média de partos normais: dos 440 nascimentos de 2013, 44% são por via baixa e 56% cesarianas. Para reduzir ainda este percentual de cesarianas, a Unimed reforçou uma linha de atenção perinatal, que acompanha a gestante desde a entrada até o momento da alta, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A unidade possui 112 leitos, 40 destinados à maternidade, com acreditação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Anualmente responde por mais de 13,5 mil internações.
A área de urgências e emergências obstétricas foi estruturada na classificação de risco das pacientes. O modelo permite priorizar o atendimento aos casos de maior gravidade. A equipe assistencial também passou a contar com enfermeiras obstetrizes e doulas para acompanhamento da paciente em trabalho de parto.