A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) coordenará o primeiro programa de residência médica profissional do estado do Tocantins, criado em 1988. A iniciativa faz parte do programa Pró-Residência em Saúde, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é prover a educação na área de Saúde em áreas estratégicas de regiões específicas.
O programa em Tocantins, com início das atividades em fevereiro, tem o objetivo de estruturar um modelo de residência médica semelhante ao desenvolvido na Unifesp. No total são 24 vagas distribuídas da seguinte maneira: Clínica Médica (06), Cirurgia Geral (02), Ginecologia-Obstetrícia (04), Medicina da Família e Comunidade (05), Pediatria (06) e Psiquiatria (1).
“Estimativas indicam que aproximadamente 30% dos residentes retornam aos seus locais de origem após a residência médica. Assim, é fundamental que se tenha mecanismos e oportunidades de treinar os médicos em suas regiões para que permaneçam nestas localidades e contribuam com a melhoria do sistema de saúde local, inclusive com o fortalecimento da rede de profissionais da área da Saúde”, disse o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Unifesp, Gilmar Fernandes do Prado, em comunicado.
De acordo com ele, a região de Palmas reúne excelentes condições para a formação médica. O processo seletivo está sendo conduzido pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenada pelo professor Dr. Leonardo Baldaçara, que preside a Universidade Federal de Tocantins (Coreme da UFT).
O programa terá módulos de treinamento à distância com videoconferências e estudos de casos clínicos, além de aulas presenciais com o intercâmbio de residentes e docentes entre São Paulo e Palmas.
Os campos de estágio e cenários de prática serão o campus da UFT, Hospital Geral de Palmas, Hospital Infantil de Palmas, Hospital Dona Regina, Unidades de Pronto Atendimento, Ambulatório de Especialidades, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atenção à Saúde da Família.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site da Copese. Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.