Voltado para conselheiros, diretores e gestores executivos, a UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – em parceria com o ICSS (Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social) lança a certificação profissional UNIDAS. O projeto tem como objetivo reconhecer os profissionais do segmento que se destacam por seu nível de preparo e excelência na gestão de operadoras de autogestão.  

“Oferecer uma certificação que reconheça aquele profissional que está constantemente se atualizando e buscando um padrão elevado de profissionalismo é um projeto que há anos discutimos na UNIDAS porque entendemos que os gestores do nosso setor possuem um grande número de profissionais que efetivamente se destacam na saúde como um todo”, explica Anderson Mendes, presidente da UNIDAS. “Por isso, é com grande alegria que lançamos mais esse serviço que busca aprimorar individualmente, mas também elevar o nível das autogestões. E, por entender que precisamos efetivamente certificar quem se destaca, buscamos ter o ICSS como parceiro, um instituto que é referência”, complementa Mendes.  

O processo de certificação envolve critérios de reconhecimento de competência profissional. Ao concluir o processo de inscrição, o participante encontrará a lista de documentos necessários, de acordo com o perfil profissional, tempo de serviço, participação em congressos, entre outros. Cada documento soma pontos, sendo o objetivo acumular 32 para obter a certificação que será avaliada por uma banca de profissionais. 

Segundo Ricardo Ferreira, supervisor do Campus UNIDAS (área da entidade responsável pela oferta de cursos e capacitações para as autogestões), a princípio a certificação está disponível para todos os membros efetivos da governança das operadoras, inclusive diretor superintendente, presidente ou vice-presidente, titulares e suplentes do conselho deliberativo e fiscal e gerentes executivos das mais de 100 filiadas da UNIDAS. A expectativa é que, ainda esse ano, outros profissionais das autogestões possam se submeter à análise do ICSS e UNIDAS. “Vamos iniciar o processo com as certificações em Gestão de Saúde e Operações e em Administração e Finanças. Contudo, queremos expandir cada vez mais para outras especialidades do nosso segmento”, afirma. 

Sim, mas especifique que todos os membros efetivos da governança das operadoras. 

A certificação terá vigência de três anos e confere um selo de alta performance para os profissionais. “O mercado é cada vez mais competitivo e ter a certificação, sem dúvida nenhuma, é um reconhecimento e distinção por atender aos padrões elevados estabelecidos pela UNIDAS e pelo ICSS”, explica o coordenador do Campus. “Além de impulsionar a carreira, a certificação oferece a oportunidade de se manter atualizado com as últimas tendências e práticas, valorizando constantemente suas habilidades. Este é o caminho para ser reconhecido por suas contribuições positivas na área e alcançar um novo patamar de excelência profissional”, complementa. Faça sua pré-inscrição!