Dez unidades básicas de saúde de Curitiba, Paraná, que estão trabalhando com horário ampliado desde abril realizaram mais de 34 mil atendimentos entre as 19h e as 22 horas durante o período. Além das consultas médicas, o horário é aproveitado para vacinação e tratamentos odontológicos, além das consultas de enfermagem. As unidades estão distribuídas nas nove regionais da capital.

O secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, diz que a vantagem do horário expandido é prestar o atendimento perto das casas dos pacientes, sem que eles precisassem sobrecarregar o sistema de urgência e emergência.

A primeira ampliação ocorreu na US Camargo, no Cajuru, no dia 8 de abril. De lá pra cá, a unidade registrou 7.881 atendimentos no turno da noite. Em seguida, gradativamente, cada região passou a contar com uma unidade atuando em horário estendido. São elas: Camargo (Cajuru), Eucaliptos (Boqueirão), Bairro Alto (Boa Vista), Oswaldo Cruz (CIC), Vila Guaíra (Portão), Ouvidor Pardinho (Centro), Bairro Novo (Bairro Novo), Concórdia (Pinheirinho), Santa Felicidade e Monteiro Lobato (Pinheirinho).

A última unidade a aderir ao horário estendido foi a Monteiro Lobato, no dia 25 de novembro. Já na primeira semana, ela registrou pouco mais de 30 atendimentos médicos no período. Massuda diz que a aprovação popular tornou a ampliação de horário de atendimento uma das solicitações mais frequentes da população.

Ampliar o horário de atendimento das unidades básicas de saúde é uma das soluções atualmente cogitadas para diminuir as filas de atendimento, principalmente em centros de especialidades. O secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, por exemplo, já declarou que cogita adotar a medida em um futuro próximo.

* com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Curitiba