A Clínicas D.O.C Saúde Personalizada, fundada no Espírito Santo e especializada em cuidar, com unidades físicas também em mais de 10 estados, vem se consolidando como uma das maiores empresas de Atenção Primária à Saúde e gestão do cuidado do Brasil.
Priorizando sempre um serviço de excelência, mais uma unidade DOC passou pela avaliação da KPMG, com base nos requisitos e exigências da RN – n°440/18 da ANS – Agência Nacional de Saúde. Além da unidade de Santo Agostinho – BH, qualificada nas Boas Práticas em APS em junho, agora foi o momento da unidade de Vitória – ES ser avaliada e qualificada com 100% de cumprimento dos requisitos da RN. Esse resultado corrobora para que os nossos clientes, Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e Autogestões, caso solicitem futuramente a uma entidade acreditadora a certificação da RN 440, conquistem a Certificação Plena – nível 1.
O CEO da Clínicas D.O.C, Marcus Tanure, também comemora muito este resultado, e intensifica o crescimento da operação, contribuindo para a mudança do modelo de atenção à saúde no Brasil, evoluindo para a gestão da saúde, em detrimento à gestão das doenças.
Processo de certificação
As profissionais da D.O.C responsáveis por conduzirem o processo de avaliação, Denisy Laneri, Coordenadora Assistencial; Daniela Pimentel, Coordenadora de unidades; Josimara Rodrigues, Coordenadora da unidade Vitória; e a Gerente de Operações Assistenciais, Fernanda Miranda, relataram que o projeto foi desafiador, mas que essa conquista é fruto do alinhamento da equipe, que possuem a mesma missão e paixão.
Daniela Pimentel afirmou que participar deste projeto foi gratificante, pois mostrou que estão no caminho certo, evoluindo, alcançando os objetivos e tendo a certeza que é só o começo de uma bela caminhada.
“Posso dizer que tive um crescimento muito grande pessoal e profissional, pois tive que ter equilíbrio para assim ter um bom resultado. Compartilhar os valores em uma empresa cujo propósito é inspirador, é uma razão suficiente para ser e estar agradecida por esta oportunidade”, afirma Josimara Rodrigues.
Assim como as coordenadoras, Fernanda Miranda, Gerente de Operações também comemora os resultados positivos. “Essa conquista da qualificação de mais uma Clínica DOC voltada para RN 440 da ANS, realizada pela KPMG, se deve a equipe e empresa que tem em seu DNA a APS como valor, modelo de gestão em saúde, processos de trabalho bem estruturados com foco em resultados e qualidade, pautando o sucesso da liderança em compartilhar desafios com o time e preparar uma equipe que possa ter autonomia para conduzir a assistência de forma eficiente”, afirma Fernanda.
Benefícios para as Operadoras
O processo das RN 440 e 452 tem como intuito evidenciar a qualidade máxima na gestão em saúde, além de trazer diversos benefícios às Operadoras de Plano de Saúde Privado.
Com a certificação na RN – n°440/18, as operadoras recebem pontuação no índice do desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), além de cumprirem automaticamente a dimensão 2 nos requisitos: 22.2; 2.2.1; 2.2.2; 2.2.3; 2.2.4; 2.2.5; 2.2.6; a dimensão 3 nos requisitos 3.2 e 3.3, do Programa de Acreditação de Operadoras, instituído pela RN – n°452, que visa certificar boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde com o intuito de qualificar os serviços prestados pelas operadoras, melhorando a experiência do beneficiário.
Com a certificação de Boas Práticas, as operadoras garantem agilidade para ser acreditadas na RN 452, obtendo então a bonificações na IDSS, reduções da margem de solvência, redução de fatores de capital regulatório, além de se tornar referência e ser mais competitiva no mercado, por meio do alto nível dos profissionais, melhoria na assistência e na utilização de recursos, redução de riscos, satisfação do beneficiário e otimização para o processo.