A CloudMed é uma startup que utiliza a nuvem para oferecer soluções em saúde, como exemplo nessa entrevista, trouxemos à discussão a solução deles pra reduzir o montante empregado na compra de materiais e equipamentos médicos (os chamados OPMEs) para os seguros e operadoras ou a elaboração de um IEPC: intercâmbio eletrônico de procedimentos complementares.

    Conversamos com um dos sócio-fundadores: Eliézer Pimentel, que nos relatou sobre a fundação da CloudMed e dos planos para o futuro – que pode potencialmente tornar Franca num pólo de saúde digital do interior de São Paulo.

    Fundação:

    A CloudMed foi fundada por Eliézer Pimentel e Luis Gustavo na época em que os dois estavam trabalhando numa outra startup fundada por eles – o Plano B. O Plano B tinha dois segmentos: uma para os hospitais e a seguradora Unimed e outra para as transações financeiras, em especial o algoritmo para as maquininhas de cartão. Com o tempo os produtos foram se tornando mais complexos e, identificado a oportunidade, os empreendedores resolveram fundar a CloudMed. Na época da sua fundação, a Cloudmed havia participado do Startup Saúde Brasil, promovido pelo EmpreenderSaude e nos conta que obteve bons feedbacks, mentoria de alto nível e que passou por uma experiência única.

Exemplo da plataforma da CloudMed

 Dashboard - Portal de Compras

    Cloudmed:

O modelo da Cloudmed foi modificado em relação à do Plano B no sentido de que não mais comercializava os produtos. Na realidade, ela se tornou um provedor de serviços ao selecionar os 4 melhores produtos daquele e elaborar, deste modo, uma infraestrutura própria. Esta infraestrutura facilitou o armazenamento e o compartilhamento de informações na medida em que a CloudMed se encarregou a centralizar as informações no seu banco de dado e servidores e a monitorar o fluxo de informações. Eliézer nos contou que, diferentemente de muitas empresas que focam exclusivamente no desenvolvimento de software, a Cloudmed está preocupado em melhoria de atendimento, do controle de documentação e do prontuário médico.

Um dos produtos do CloudMed é o Portal de compras para materiais de alto custo, no qual os produtos aprovados pela ANVISA são catalogados de modo que o plano de saúde e hospitais consigam escolher o produto com a melhor relação custo-benefício no tratamento. Um exemplo para o uso seria em OPME (órteses, próteses e materiais especiais) – no qual, dentre as diversas opções ortopédicas, em que o produto que atendesse melhor a especificação seria escolhido.

Outro produto oferecido é o IEPC: intercâmbio eletrônico de produto complementar. A partir deste intercâmbio, torna-se possível obter dados do histórico médico em diversas localidades, caso seja da mesma seguradora. Um exemplo seria os pacientes de Franca que passam por tratamento oncológico em Barretos: com a implementação de um sistema que integrasse os dados do paciente e a extensão da cobertura, aumenta a eficiência no uso do tempo e facilita a visualização de informações.

Planos Futuros:

Para 2014, está previsto, além do lançamento de 3 mais produtos, a criação de um departamento de P&D para mHealth (saúde digital), para o qual, nos próximos 5 anos, prevê um patamar de faturamento de entre 5 a 8 milhões de reais, contando com no mínimo 10 produtos em mHealth e atendendo diversos players em saúde – tanto para pacientes e hospitais quanto para seguradoras e operadoras. A equipe também está procurando investidores anjo dispostos a contribuir com o crescimento do negócio.

Confira aqui a CloudMed: http://cloudmed.io/