Desconforto. Comprometimento estético. Dificuldade de fala e de higienização. Por motivos assim, tratamentos ortodônticos convencionais fixos causam inconvenientes em qualquer idade. Entre adolescentes, o desconforto costuma ser ainda maior. Afinal, uma peça metálica presa 24 horas por dia aos dentes pode atrapalhar bastante a rotina de estudos, esportes, baladas e namoro típica dessa fase da vida.

Baseado em alinhadores imperceptíveis, confortáveis e removíveis, o sistema Invisalign vem conquistando mais e mais adolescentes que precisam fazer tratamento ortodôntico. Entre seus adeptos está Justin Bieber, que chegou a postar um vídeo no YouTube elogiando o tratamento. Outra celebridade que declarou publicamente valer-se do sistema Invisalign é a top model Gisele Bündchen.

Podendo ser usado por pacientes com idade a partir de 12 anos, o sistema Invisalign conta com a versão TEEN, que foi especialmente desenvolvida para adolescentes. Invisalign TEEN trata a maioria dos problemas de alinhamento dentário com auxílio de uma sofisticada tecnologia de simulação virtual dos dentes. Invisalign TEEN é um sistema desenvolvido para que o paciente não tenha nenhuma dificuldade no seu dia a dia durante o tratamento. As pessoas nem percebem que o paciente está usando aparelho. “Isso é especialmente importante para os adolescentes, que muitas vezes enfrentam questionamentos e crises de auto-estima comuns da idade”, diz Nelly Sanseverino, ortodontista credenciada para a realização de tratamentos Invisalign.

A especialista conta que os resultados podem ser percebidos no prazo de seis meses a um ano do início do tratamento (os tratamentos duram de seis meses a três anos, dependendo da complexidade do problema que o paciente apresenta). Os alinhadores que fazem parte do sistema de tratamento Invisalign TEEN são dotados de indicador de uso. Um pequeno botão azul, o acessório muda de cor, permitindo que o ortodontista perceba se determinada peça foi realmente usada.

Para cada tratamento Invisalign TEEN são encomendados em média 40 alinhadores – 20 superiores e 20 inferiores. Trocados quinzenalmente, os alinhadores devem ser usados no mínimo 20 horas por dia. Todos os alinhadores Invisalign TEEN são desenvolvidos com animação computadorizada 3D a partir de SmartTrack – material à base de acetato, maleável e translúcido, que executa os movimentos dentários.

Dessa forma, o tratamento Invisalign TEEN elimina o desconforto, o comprometimento estético e a dificuldade de fala e higienização dos tratamentos ortodônticos fixos convencionais. Visitas mais rápidas e espaçadas ao consultório do ortodontista, possibilidade de retirar o aparelho na hora das refeições, previsibilidade dos resultados e altíssima precisão da movimentação dos dentes também estão entre as vantagens do sistema Invisalign.

2,4 milhões de tratamentos

Desenvolvido pela Align Technology, companhia de dispositivos ortodônticos presente em 45 países e pioneira no mercado de aparelhos removíveis imperceptíveis, o sistema Invisalign conta com cerca de 82 mil ortodontistas credenciados e mais de 2,4 milhões de tratamentos iniciados em todo o mundo.

No Brasil, o sistema Invisalign conta com mais de 2 mil ortodontistas credenciados e as opções de tratamento ficam entre US$ 5 mil e US$ 7 mil, valor que pode variar conforme a complexidade do problema a ser tratado e os honorários do ortodontista.

O tratamento Invisalign começa com a moldagem dos dentes do paciente. A partir daí, tudo é feito de modo virtual. O molde passa por uma tomografia computadorizada, que dará origem a um modelo digital tridimensional dos dentes. A partir do software ClinCheck, o ortodontista obtém a simulação da movimentação dentária. Também é feita uma estereolitografia (SLA) para construir os modelos dos dentes para cada etapa do tratamento. Os alinhadores são fabricados sobre estes modelos e enviados a ortodontistas de todo o mundo (inclusive do Brasil), que acompanham as trocas dos alinhadores, até que o sorriso fique perfeito.

“O software ClinCheck é uma ferramenta única no mercado, que permite a visualização com antecedência da movimentação que vai ocorrer nos dentes a cada etapa do tratamento. Ou seja, o paciente visualiza o resultado de seu tratamento antes mesmo de iniciá-lo”, conclui Nelly Sanseverino.