Uma equipe de cientistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul afirma que o touch screen, presente em smartphones, poderá ser utilizado para identificar padrões biomoleculares. Eles propõem que a tecnologia será capaz de reconhecer existência e concentração de moléculas de DNA presentes neles, fazendo com que o paciente possa realizar exames laboratoriais sozinho no futuro.
De acordo com um representante do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul, Hyun-gyu Park, tudo começou com a ideia de que essa tecnologia funciona reconhecendo sinais eletrônicos a partir do toque dos dedos, então a presença de proteínas específicas e DNA poderiam ser reconhecidas também”, explica um dos líderes do estudo, Hyun-gyu Park. Segundo ele, as telas de smartphones e outros equipamentos carregariam materiais bioquímicos como proteínas e células de DNA através de cargas eletrônicas específicas, mecanismo semelhante ao sensoriamento de cargas do corpo do usuário no touch screen.
O futuro dos exames laboratoriais não inclui a utilização dos materiais fisiológicos ? sangue ou urina ? na tela do smartphone. De acordo com os pesquisadores, as amostras seriam colocadas em uma faixa que seria conectada ao telefone ou em um dispositivo em anexo. Ainda não há previsão para que os telefones passem a ser utilizados para detectar doenças.
Os pesquisadores afirmam que as telas serão capazes de reconhecer as moléculas com aproximadamente 100% de precisão, além disso, eles acreditam que resultados similares serão possíveis com proteínas.E dizem que há proteínas bem conhecidas no meio médico como aquelas usadas para diagnosticar câncer de fígado e poderíam ser capazes de ver essa condição no paciente.
Fonte: Com agências de notícias