A Toshiba Medical do Brasil inaugurou nesta quarta (13/03) sua primeira fábrica no Brasil, com 2.500 m² de planta. A unidade, que ficará sediada em um prédio no Parque Tecnológico de Campinas, Techno Park, é fruto de um investimento de R$ 60 milhões para produzir equipamentos de diagnóstico por imagem e softwares complementares.
A companhia é a última das gigantes como Siemens, GE Healthcare e Philips a inaugurar complexo industrial para produção de equipamentos de imagens no País.
De acordo com a Toshiba, o Processo Produtivo Básico (PPB) prevê ampliação gradativa do nível de nacionalização dos equipamentos fabricados em Campinas. ?Para isso, será necessário aprimorar a cadeia de suprimentos de alta tecnologia e desenvolver vasto programa de pesquisa e desenvolvimento junto a instituições brasileiras, tanto na área médica quanto na eletrônica?, afirmou em comunicado.
Os aparelhos fabricados no Brasil terão a mesma tecnologia dos produzidos no Japão. A Toshiba Medical mira, além do mercado brasileiro, outros países latino-americanos, principalmente do Mercosul.
A Investe SP ? agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – auxiliou na seleção de municípios adequados para receber o investimento. ?Esse investimento é um marco para o Estado de São Paulo porque se trata da primeira indústria de ultrassom instalada aqui?, ressaltou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, em nota.
O evento contou com a presença do CEO da empresa, Satoshi Tsunakawa, e do presidente executivo da Toshiba Medical do Brasil, Gerardo Schattenhofer. Também participaram da inauguração o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri; o prefeito de Campinas, Jonas Donizetti; o gerente geral de Investimentos e Negócios da Investe SP, Wanius Ribeiro; e o gerente de projetos, Gustavo Faria.
Competição
Dentre as fabricantes, a Toshiba foi a única a escolher São Paulo como sede. A GE Healthcare possui fábrica em Contagem (MG) para também fabricar tomógrafos, entre outros aparelhos de imagens.
A Philips possui o maior portfólio nacional, cerca de 70% dos aparelhos vendidos são produzidos em Lagoa Santa (MG), entre eles estão: a linha completa de raio-x, ressonância magnética de 1,5 e 3 Tesla, tomógrafos de 16 e 64 cortes, linha de monitores Dixtal e de anestesia. E em agosto do ano passado foi a vez da Siemens inaugurar seu primeiro complexo industrial e de logística para produção de equipamentos de imagens em Joinville (PR). O empreendimento fez parte de um pacote de expansão de R$ 50 milhões de investimentos.
*Informações atualizadas às 14h29, do dia 14 de março
Toshiba Medical inaugura sua primeira fábrica no Brasil
Campinas foi a cidade paulista escolhida para abrigar a unidade, que será responsável pela produção de tomógrafos e ultrassons
Tags