A diretora-executiva do Ética Saúde, Claudia Scarpim, detalhou os termos do Acordo Setorial Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos e os instrumentos de autorregulação, como o Canal de Denúncias.
O objetivo da apresentação foi promover os princípios éticos do Instituto para ampliar o número de adesões ao Acordo Setorial, tornando-o ainda mais forte, e expandir os convênios de cooperação com entidades representativas, como CNCP. “Tivemos uma plateia bastante qualificada e já estamos estudando futuras parcerias”, adianta Claudia Scarpim.
Estavam no encontro, representantes do Fórum Nacional contra Pirataria e Ilegalidade – FNCP, da Confederação Nacional do Comércio – CNC, do Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina e da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI. “Muitos elogiaram o Acordo Setorial e parabenizaram a ABRAIDI e o Instituto Ethos pela iniciativa”, lembra a diretora-executiva do Ética Saúde.
O representante da CNC comentou sobre os problemas que têm sido encontrados no setor óptico, com a venda de lentes de contatos por médicos de maneira irregular e a implantação de próteses intraoculares sem necessidade. Claudia Scarpim informou que o Canal de Denúncias do Ética Saúde recebe denúncias anônimas ou identificadas por meio do www.eticasaude.com.br ou pelo 0800 741 0015.
O representante do Conselho Estadual de Combate à Pirataria de Santa Catarina demonstrou interesse em receber o Instituto Ética Saúde para uma apresentação aos integrantes da entidade, na busca de uma convergência para a realização de um trabalho conjunto. O Secretário Executivo do CNCP, Marcelo Chilvarquer, sugeriu que todos avaliassem a apresentação do Ética Saúde e agendassem reuniões específicas para promover um intercambio maior. Marcelo Chilvarquer ainda se colocou à disposição para participar de eventos futuros do Ética Saúde.
“Foi muito produtivo e todos destacaram a importância de iniciativas setoriais desta natureza e os benefícios que elas podem trazer para a cadeia de produtos para saúde e para toda a sociedade”, completou Claudia Scarpim.