O Hospital Infantil Sabará, de São Paulo, ganhou uma nova sede em agosto deste ano. Além de ampliar o número de leitos de 45 para 104, o projeto focou na renovação tecnológica. Foram gastos cerca de R$ 5 milhões na nova estrutura de Tecnologia da Informação (TI), para arcar com toda a infraestrutura, cabeamento estruturado, telefonia, equipamentos, servidores e a montagem do datacenter.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
A gerente de TI do Hospital Sabará, Raquel Sabatini, conta que quando começou a trabalhar na instituição, há sete anos, os sistemas informatizados não incluíam a parte assistencial. “Eu tinha controle de toda a parte de back office: almoxarifado, farmácia, contas. Mas o sistema não ajudava o médico em seu papel.”
Segundo a gerente, com a construção do novo prédio reconheceu-se a necessidade de um sistema com funcionalidades desenvolvidas para a assistência clínica. “Em março começamos a utilizar o MV Sistemas. Hoje é tudo integrado, desde a entrada do paciente no pronto socorro até a alta.”
Para utilizar o novo sistema, os médicos passaram por treinamento e foram acompanhados por consultores 24 horas. A equipe de TI procurou mostrar ao corpo clínico as vantagens da informatização dos processos.
“Antes, para saber o histórico de uma criança era preciso solicitar um prontuário em papel. Hoje você checa pelos computadores, localizados em todos os postos de enfermagem, distribuídos nas salas cirúrgicas e UTI”, diz.
A gerente explica que isso é feito com a utilização de um sistema seguro, que pode ser acessado por meio do usuário e senha de cada profissional.
Outra vantagem é a redução do tempo gasto com burocracia: pelo sistema, a solicitação do médico vai para o setor de agendamento, para que o núcleo administrativo se encarregue de tarefas como pedido de liberação do convênio e marcação de sala. Os recursos também são economizados com a informatização. Quando é feita uma prescrição, o sistema identifica o material necessário, evitando desperdícios.
“Por exemplo, se solicitam uma medicação intravenosa, o sistema mostra como componentes seringa, agulha, luva. A informação chega para a farmácia, que envia o material para a enfermeira. Não é preciso deixar uma caixa de seringas ou agulhas no andar: de duas em duas horas os postos de enfermagem recebem a medicação já montada”, diz Sabatini.
Segundo a gerente, esse processo ajuda a gerenciar melhor o estoque, as contas e os profissionais. Se houver perda de algum material por manuseio incorreto, o hospital treina o funcionário para que isso não se repita. Além disso, o paciente só será cobrado pelo que realmente utilizou.
A reforma tecnológica também incluiu a ampliação da equipe de helpdesk e a distribuição de 50 ramais móveis para os profissionais que possuem maior mobilidade dentro do hospital. O aparelho também pode ser usado como um rádio.
“Criamos um grupo chamado Corte, por exemplo. Quando aparece uma criança com um corte, a primeira pessoa que tiver acesso ao paciente aciona todas as outras do grupo, que olham a mensagem e já sabem aonde têm que ir.”
Futuramente, a equipe de TI pretende transformar o Sabará em um hospital sem papel, solucionando problemas de armazenamento e aumentando a agilidade dos processos.
Foco no Paciente
Os investimentos em tecnologia do Hospital Sabará acarretam em benefícios também para o paciente. Hoje, os pais da criança não levam para casa uma chapa de raio x, mas um CD com as informações armazenadas. “Tudo é feito para garantir que as informações cheguem pra ele o mais rápido e prático possível.”
O foco no paciente atende ao objetivo do hospital de adquirir o selo internacional da Joint Comission. “A acreditação confere se todos os processos feitos no paciente estão corretos. A medicação é exatamente a que ele deve receber, está na dose certa?”, diz.
Segundo a gerente, a informatização ajuda a minimizar erros, aumentando a segurança na assistência médica. “Se a criança tem alergia a alguma substância e você informa isso no sistema, ele serve como um apoio para o médico.”
Leia mais:
Nova edição dos Hospitais Referência é lançada
Veja mais:
Veja as fotos dos hospitais participantes do HR
Veja as entrevistas em webcast dos hospitais do HR
Ouça mais:
Podcast: desafio da inclusão
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
TI é prioridade para Hospital Sabará
Entidade constrói nova sede, demandando investimentos de R$ 5 milhões este ano
Tags