Com o encerramento das inscrições para o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (Pits), o Ministério contabiliza a inscrição de 746 médicos. A previsão é que os profissionais selecionados para preencher as 208 vagas no interior do Brasil comecem a trabalhar no dia 5 de agosto. Os selecionados receberão uma bolsa mensal que varia de R$ 4 mil a R$ 4,5 mil, além de seguro de vida e acidentes pessoais. A duração do contrato é de um ano, e durante a permanência no programa, os profissionais participam do curso de especialização em Saúde da Família, ministrado por instituições de ensino superior, preferencialmente dos Estados onde estarão trabalhando.
Serão beneficiados 137 municípios, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e cidades do Norte de Minas Gerais, que não dispõem de atenção à saúde, com altos índices de mortalidade infantil, malária, tuberculose e hanseníase.
Segundo o Ministério da Saúde, esses municípios têm grande dificuldade em atrair profissionais para atender a sua população. A seleção para o Pits, feita exclusivamente pela Internet, destina-se apenas à contratação de médicos. Os profissionais inscritos participarão da segunda fase de seleção, que será feita por meio de comprovação curricular e entrevista, em seus respectivos Estados.
Terminam as inscrições para o Programa de Interiorização
Ministério da Saúde contabiliza 746 inscritos e vai selecionar 208 profissionais
Tags