O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial publicou em seu site (www.bucomaxilo.org.br) o edital da Prova de Título para a especialidade. As inscrições terminam na próxima terça, dia 15, e os candidatos devem preencher e enviar a ficha respectiva, com uma foto 3X4, cópias autenticadas da carteira CRO, do Certificado ou declaração de conclusão de Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, credenciado no Conselho Federal de Odontologia – CFO e cópia do recibo de depósito bancário da taxa de inscrição no valor de R$ 350,00. Para membros do Colégio, a inscrição é gratuita.
“Esta é uma prova nacional também chamada board, onde alunos de todas as residências credenciadas pelo Conselho Federal de Odontologia serão avaliados no mesmo dia e horário. A avaliação é organizada pelo Colégio a pedido do CFO”, explica o coordenador da Comissão de Avaliação dos Residentes do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Marcelo Marota Araújo.
As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de maio às 9 horas (com abertura de portões às 8 horas) na sede da APCD Central, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 547, no bairro de Santana, em São Paulo. “O exame é composto de três etapas: escrita, oral e apresentação de caso clínico. Quem obtiver nota mínima 7,0 (sete) seguirá para o segundo dia de avaliação”, revela Araújo. Ao final das provas, será considerado aprovado, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete) em todas as etapas e assim classificado de acordo com a média.
O exame escrito terá 70 questões, com cinco alternativas de resposta, onde apenas uma estará correta. Os temas abordados serão os seguintes: Pré-Operatório, Traumatologia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Dento-Alveolar, Patologia Cirúrgica, Cirurgia da ATM, Cirurgia Reconstrutiva, Cirurgia Ortognática, Bioética, Legislação Aplicada, Semiologia, Patologia, Anatomia e Farmacologia/terapêutica medicamentosa.
Os candidatos aprovados na primeira fase estarão credenciados para segunda etapa, no dia seguinte, 17 de maio, onde farão uma apresentação de Casos Clínicos para uma banca examinadora e depois ainda passarão por um exame oral. “A avaliação será feita por professores de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial convidados de todo o Brasil. O criterioso exame que aplicamos resulta em uma especialidade que nos orgulha, pelo alto nível de profissionais existentes no mercado”, completa Marcelo Marota Araújo.