Epansão geográfica e faturamento impulsionado pela geração de empregos. Esses são os dois aspectos que estão contribuindo para o crescimento da Tempo Assist no ano de 2012. Assim, a empresa já apresenta os bons frutos na comparação entre o segundo trimestre do ano com o mesmo período de 2011: crescimento de 25,2% na receita líquida e de 30,8% no lucro líquido. A abertura de novas filiais no País, iniciada no final de 2011, também têm contribuído para os resultados da companhia composta pelas áreas de seguro saúde, planos odontológicos, assistências especializadas, home care e outras  soluções em saúde. De lá para cá, a companhia já abriu unidades em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) e a última, no mês de julho, em Curitiba (PR).  Essa expansão tem favorecido principalmente a Tempo Saúde Seguradora, com a conquista de novos clientes, que pode ser constatado pelo seu crescimento desde 2009, atingindo 94 mil beneficiários até o segundo trimestre deste ano. Já o segundo fator, presente no cotidiano de muitas operadoras, uma vez que o aumento de empregos quase sempre impacta na entrada de pessoas nos planos de saúde, é reflexo do momento econômico aquecido com as grandes obras e os investimentos em infraestrutura, como os da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, em 2014 e 2016 e o PAC. ?Esse momento se reflete na geração de empregos formais e, consequentemente, em benefícios mais competitivos, como forma de diferenciar as empresas na busca e retenção de talentos?, avalia o CEO da Tempo Assist, Marcos Couto. Este investimento na retenção de talentos, além das melhorias na gestão e nos processos, foi necessário para que empresa continuasse crescendo financeira e regionalmente. ?Tivemos uma série de mudanças desde a minha chegada à companhia. Além de reposicionarmos nossos negócios de seguro saúde e de odontologia investimos no relacionamento com os corretores, por meio da presença regional, proporcionada pelo plano de expansão geográfica e pela campanha de incentivo à venda?, diz o executivo, que está na empresa desde maio de 2011. Além da chegada de Couto à companhia, profissional que possui mais de 20 anos no segmento de seguros, no mesmo ano a Tempo Assist realizou algumas reestruturações em seu organograma. ?Tivemos as contratações de Vitor Alt, Julio Felipe, Ruy Vasconcellos e Alex Silva. Esses executivos promoveram maior dinâmica comercial?, avalia.
Resultados e gestão
A companhia atribui o lucro ao crescimento na área de assistências especializadas por meio de uma estratégia já antiga: a conquista de novos contratos. ?Outro fator que vem impulsionando nossos negócios é a unidade de soluções em saúde, a qual provê soluções em tecnologia e administração para o mercado de saúde suplementar e, entre seus clientes, conta com a Caixa Seguros Saúde?, diz Couto.  Os planos odontológicos também têm apresentado bons resultados, especialmente pelos negócios por afinidades, por meio de parcerias estratégias com empresas como varejistas, bancos, concessionárias de serviços públicos e emissoras de cartões.  Essa percepção de mudar sua gestão fez a companhia ampliar seu portfólio de produtos de seguro saúde, com iniciativas segmentadas por região, para atender as suas demandas específicas. ?Com a presença regional, a companhia espera aumentar sensivelmente sua percepção sobre as particularidades da região e do público local, oferecendo sempre soluções customizadas que englobam, além da classe social, também estudos variados, como os indicadores de sinistralidade e da região atendida?, afirma Couto. Ainda segundo ele, a abertura de filiais tem contribuído para o relacionamento comercial e pós-venda da Tempo Saúde Seguradora e da Tempo Dental e também na captura de oportunidades para as demais áreas de atuação da companhia. ?Pretendemos continuar o plano de expansão geográfica com a abertura de pelo menos mais duas filiais até o fim deste ano?.
Acesso à informação
Com plataformas de gestão centralizadas e novos sites, a companhia tem trabalhado para atender às demandas de seu público por acesso às informações. ?Para nós, um dos desafios mais relevantes é a disponibilidade de acesso às informações aos usuários. Os avanços tecnológicos exigem a compreensão dos anseios desse público antes mesmo deles se tornarem uma necessidade?, diz o executivo.