Apesar de não ser mais um hospital exclusivamente de cardiologia, o HCor ainda é mais conhecido na área e boa parte dos projetos foi feita em cardiologia. Antes da entrada do projeto da telemedicina, a filantropia do hospital foi a realização de  288 cirurgias para crianças.

A parceria com o Ministério da Saúde trouxe o projeto de telemedicina, já que o ministério demandou necessidade de reformulação do atendimento para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). E por que um programa específico para o SAMU em cardiologia? A linha de atenção cardiovascular do Ministério da Saúde foi o foco. Ao ser atendido no pré-hospitalar, há variabilidade de diagnóstico e tratamento e os profissionais são, no geral, profissionais de cirurgia geral, sem formação de cardiologia. A ideia do projeto é começar pela ponta da cadeia, facilitando o diagnóstico.

Como vantagens, o Dr. Hélio Penna citou que o projeto vai propiciar diversos avanços e melhorias, como rápido diagnóstico para correto encaminhamento, agilizar o atendimento e oferecer maior segurança, otimizar fluxo de pacientes, e melhorar o corredor de atendimento pré-hospitalar.

O projeto começou em outubro/novembro de 2009 em Porto Alegre e, como o Hcor não é provedor de tecnologia, foi feita parceria com a empresa de Roberto Botelho, em Uberlândia. O sistema é simples, tem implantação nas UPAs com unidade fixa de ECG por sistema de telefonia ou web. Alguns aparelhos usados são o Aerotel e o Wincardio. A parceria está indo para o segundo triênio com 380 pontos entre SAMU e UPAs.

Na primeira fase do projeto, a posição foi mais dura para que a adesão fosse alta, mas foi verificado que, por mais que houvesse adesão, não havia alimentação do sistema. O MS e o HCor decidiram, então optar por um sistema de adesão, em que, se o SAMU quiser utilizar o serviço, faz a solicitação para o MS e o equipamento é instalado. Quase todas as unidades avançadas dispõem do equipamento e as unidades básicas que quiserem já podem receber.

Veja aqui outros textos sobre o Programa para o Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) em parceria com alguns Hospitais Acreditados:

1) Telemedicina no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

2) Telemedicina no Hospital Israelita Albert Einstein

3) Telemedicina no HCor

4) Telemedicina no Hospital Sírio-Libanês