Planejamento digital facilita escolha de tratamento e dá prévia do resultado final

Já imaginou escolher, junto com o dentista, o sorriso dos seus sonhos? O planejamento digital é uma nova ferramenta para reabilitação oral, que estuda o melhor procedimento a ser utilizado e prevê como ficará o alinhamento dos dentes após o tratamento. Para realizar a análise são produzidas algumas fotografias do rosto e do sorriso do paciente, que em seguida passam por softwares que observam a proporção áurea, linha média do sorriso, linha do lábio, predominância de incisivos centrais, estética gengival e proporcionalidade dos dentes.

Além de levar em conta os desejos do paciente, o dentista examina cada caso em conjunto com o laboratório de prótese para escolher a melhor forma de aplicar a técnica. Com o planejamento digital é possível prever imperfeições, problemas gengivais e as limitações do caso. Após esta análise, o laboratório faz dentes de cera, que são colocados no molde que o dentista fez junto com o paciente e dá uma prévia, em proporção real, de como ficará o sorriso. “O procedimento possui a vantagem de auxiliar profissional e paciente a prever como será o resultado final, tanto a melhora estética quanto as limitações do caso”, explica o cirurgião dentista Cristian Dunker, da Clínica Dental Care.

A técnica é indicada para casos onde há necessidade de grandes mudanças estéticas, podendo ser usada na dentística, prótese fixa e implantodontia e a duração do tratamento depende do material reabilitador. Se o procedimento for realizado com facetas em resina é preciso duas consultas de uma hora cada para planejar, uma consulta de quatro horas para executar e uma ou duas consultas para ajustar. Já no tratamento com porcelana são necessárias mais consultas, pois há a fase do provisório, a prova da infraestrutura, prova das coroas prontas e a cimentação. No caso da resina, o resultado aparece depois da consulta de quatro horas e com a porcelana, a diferença fica nítida já na fase de provisórios. Contudo, Dr. Dunker salienta que cada caso é único e esta ferramenta é útil para discutir as particularidades de cada paciente, sendo que o profissional não pode prometer resultados estéticos irreais.

Caso clínico

Cada caso clínico tem um resultado diferente. Para ilustrar como o Planejamento Digital do Sorriso ajuda o dentista a entender e a elaborar um tratamento que atenda as necessidades do paciente, Dunker explica como funciona a técnica em fotos, através de um caso de agenesia (ausência de dentes). Confira:

1 – Paciente não possui os dentes incisivos laterais e quer um tratamento que não precise de aparelhos ortodônticos ou implantes.

2 – Com o planejamento digital, o dentista escolhe o melhor tratamento de acordo com cada caso.

3 – Com as fotos tiradas no início do tratamento, o paciente consegue ter uma ideia do resultado.

4 – O resultado foi alcançando após um clareamento dental e a confecção de seis facetas em resina, que reanatomizaram o sorriso do paciente e fecharam os diastemas.