A techtools health, empresa 100% dedicada à transformação digital na área da saúde, acaba de fechar uma parceria estratégica com a Amed Saúde, Gestão Hospitalar, composta por uma série de acordos de cooperação. Entre as sinergias detectadas pelas ofertas das empresas, a primeira será a aceleração da digitalização da central de monitoramento da Amed Saúde, companhia especializada em gestão hospitalar, por meio da implantação da plataforma Tília Saúde Digital em algumas dezenas de robôs de telepresença para interconsultas, voltados ao atendimento remoto em PAs, PSs e UTIs, com foco nas especialidades médicas cardiovascular e neurológica.

A ação abrange unidades hospitalares no estado, equipadas com a Central de Monitoramento Hospitalar da Amed Saúde. A plataforma da techtools health fará a interoperabilidade com os sistemas de informação e de gestão hospitalar. Além disso, a techtools health poderá oferecer aos seus clientes o serviço de auditoria clínica concorrencial da Amed Saúde, com base em cerca de mil protocolos mapeados. Esse serviço permite a redução de custos, eliminação de riscos de glosa por parte do SUS ou operadoras de saúde, e aumento da resolutividade para o paciente.

O acordo, firmado por tempo indeterminado, contempla, ainda, a incorporação de toda a base tecnológica da Amed Saúde pela techtools health, que, com isso, adiciona ao seu portifólio uma série de soluções tecnológicas, que serão disponibilizadas a hospitais e operadoras de todo o Brasil – incluindo as 25 operadoras já conectadas pela empresa e as mais de 1,8 mil instituições de saúde coligadas à Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), da qual a techtools health é parceria tecnológica para digitalização. A Amed Saúde, por sua vez, prevê oferecer as suas soluções em gestão de serviços de saúde com a plataforma Tília Saúde embarcada – na mira da empresa estão os 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o CEO da techtools health, Vicente Di Cunto, integrar soluções digitais em fluxos de trabalhos clínicos é fundamental para impulsionar o ecossistema da saúde. Por meio da plataforma Tília Saúde Digital, disponível 24/7, será possível conectar médicos generalistas a especialistas de maneira simplificada, ágil e confiável, prestando um atendimento médico especializado mais célere, humano e resolutivo aos pacientes por meio da telemedicina”, disse o executivo, que ressaltou: “A tecnologia, contudo, não substituirá a presença do clínico intensivista, mas será complementar em situações de rotina ou mesmo em casos emergenciais em que o médico titular esteja distante e não consiga chegar a tempo para, por exemplo, prestar um atendimento urgente, tal como um procedimento trombolítico em alguém diagnosticado com AVC.”

Segundo o diretor geral da Amed Saúde, Dr. Alessandro Falchembak, ao aliar tecnologia e serviços de gestão em saúde, a plataforma Tília Saúde Digital permitirá gerenciar e monitorar de forma holística e integrada as internações, propiciando ao paciente redução no tempo de atendimento, com auxílio da interconsulta, em tempo real e de modo preventivo, ao passo que empoderará os médicos, que serão suportados por serviços completos na nuvem, histórico dos pacientes e protocolos assertivos. “Trata-se de uma aliança estratégica que nos dará mais disponibilidade para focarmos na evolução do nosso core business, que é a gestão de serviços em saúde baseados em modelos assistenciais sustentáveis, e com isso ampliar nossa central de monitoramento junto aos médicos. A Amed Saúde não quer ser uma empresa de sistemas, essa é uma função que deve ser delegada a empresas de tecnologia com know-how em transformação digital. É aí que entra a techtools health”, afirmou o diretor.

Para o fundador da techtools health, Jeff Plentz, transformar a saúde requer uma abordagem ampla e colaborativa, focada em mudar o paradigma de um sistema baseado em tratar doenças para um modelo proativo orientado à prevenção, e projetado para diminuir os custos do setor por meio da inovação, ampliando o acesso à saúde de qualidade a um maior número de pessoas. “Estamos muito felizes em nos juntar à Amed Saúde, contribuindo com toda a nossa expertise tecnológica e somando esforços em prol de um sistema de saúde mais inclusivo, eficaz e sustentável. Um dos frutos dessa parceria será a incorporação em nosso portifólio dos serviços de auditorias clínica concorrente e de protocolos da Amed Saúde, que disponibilizaremos a hospitais e operadoras de todo o país, com o intuito de ajudar essas instituições a auditar suas contas e identificar possíveis inconsistências que possam interferir na sinistralidade e na geração de glosas”, concluiu Plentz.