Presente no mercado de saúde desde o inicio deste ano, a T-Systems, empresa que atua no desenvolvimento de soluções e tecnologias para o setor da saúde, informou que o foco de sua estratégia de negócios está nos hospitais de luxo. Segundo o diretor de negócios em pré- vendas, desenvolvimento e parceria da T-Systems, Luiz Carlos Hirayama, as instituições deste nicho enxergam valor agregado nas soluções tecnológicas.

Em sua primeira participação no Saúde Business Fórum realizado na Praia do Forte, Bahia, a empresa disse que vê no Brasil uma área target no segmento de saúde. ?É um País que está em constante crescimento, mas que ainda carece de soluções que otimizem  o atendimento?.

 Ainda que sua presença no mercado de saúde brasileiro seja recente, Hirayama conta que a companhia possui expertise em soluções de TI para o mercado de saúde em outros países. ?Nós temos como meta transferir o background que possuímos em outros locais para o Brasil?.

Entre as soluções que a empresa possui, o executivo cita a integração de um sistema de ERP com a SAP. ?Nós fazemos toda a integração desde a admissão do paciente no hospital até a saída?.

Além disso, a companhia destaca suas soluções para o setor de telemedicina para hospitais. São recursos que facilitam a vida do médico e do paciente. Compostos por telas de touch screen que podem ser usados em hospitais e por consumidores que beneficiam a administração dos medicamentos. ?Se o paciente precisa tomar o remédio, a tecnologia fará o alerta. E caso não tenha tomado, será lembrado?.

A T-Systems também apresenta soluções para medir a pressão e temperatura por Iphone. Hirayama conta que os dados vão para um banco de dados e os médicos podem monitorar à distância. ?Se houver alguma alteração, o médico pode entrar em contato com o paciente e até enviar uma ambulância em sua residência?.

A utilização do prontuário eletrônico também é uma das integrações que a companhia busca implantar no Brasil, juntamente com o RFID.

Sentindo o mercado

No intuito de ampliar a sua atuação no mercado de saúde, a T-Systems está em negociação com a Intermédica para firmar uma parceria de soluções para a saúde. ?Estamos em fase inicial, mas esperamos receber um feedback nos próximos meses. Estamos sentindo o mercado brasileiro?.

O executivo da T-Systems ressalta que a companhia tem o objetivo futuro de atender a todos os players do mercado e não apenas focar-se em hospitais.  E almeja obter um crescimento de 14% ainda esse ano.