Terreno do antigo Hospital privado Panamericano, na zona oeste de São Paulo, será readequado para a inauguração de um hospital especializado no atendimento a traumas, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No total, foram investidos pelo governo do Estado R$ 37,2 milhões somente para a desapropriação do terreno. A previsão é que as obras sejam iniciadas já no primeiro semestre de 2015.

A instituição vai operar com a expertise do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e compor a nova rede de hospitais de trauma que será implantada em todo o Estado.  

Com terreno de 6,2 mil m², o novo hospital terá 9 mil m² de área construída, dividida em oito andares, incluindo o térreo. Além dos atendimentos especializados em trauma, a entidade também abrigará a nova sede do Grau (Grupo de Resgates e Atenção às Urgências e Emergência), “tropa de elite” do resgate médico e atendimento a desastres que integra um sistema composto pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, acionado através do número 193.


Referência para atender a as zonas oeste, central e sul da capital, além das vítimas de traumas de rodovias como Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera e Régis Bittencourt 

“Além de ser um dos principais causas de mortalidade por causas externas nas faixas etárias de um a 29 anos no Estado de São Paulo, os traumas também são responsáveis por muitos casos de incapacidades físicas, temporárias ou permanentes. A proposta do novo serviço é concentrar, em um único hospital, toda a estrutura e equipes altamente especializadas para prestar assistência de primeira linha às vítimas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, em comunicado. 


Serviço: 
Local do 
novo Hospital Estadual Especializado em Traumas: rua Vitorino de Carvalho, 78, Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo