Imagine que durante um dia comercial, no meio da tarde ou da manhã, um indivíduo comece a sentir um forte mal estar, seguido por dores de cabeça, febre e outros sintomas. Durante uma rotina mais agitada podemos pensar em algumas soluções comuns aplicadas para esse tipo de situação, talvez um negligenciamento desses sintomas ou um auto diagnóstico a partir da internet seja o mais frequente para o “tratamento”.
A novidade do mercado veio para entregar uma opção mais prática e ao mesmo tempo, mais prudente com o paciente, graças à uma tecnologia que surgiu para reinventar não só a saúde, como vários tipos de serviços corriqueiros como o bancário, o de alimentação e o pioneiro do mercado: transporte.
A uberização da saúde surgiu com o forte movimento da tecnologia mHealth, aproximando a relação médico-paciente a partir de ferramentas que possibilitem a diversificação do local da prestação de serviços para que a saúde possa ser on-demand e empodere o paciente dentro do sistema de saúde.
Médico e de família de médicos, Vander Corteze idealizou um aplicativo que não só desempenhasse os papeis citados à cima, mas que entregasse maior qualidade de vida para o médico a partir da eficiência e praticidade de um mecanismo digital.
O Beep Saúde entrega ao mercado o serviço que localiza o médico da especialidade necessária mais próximo ao paciente, além disso, o consumidor consegue visualizar um histórico com todas as informações sobre o profissional que irá atendê-lo.
“O currículo do médico passa a ser valorizado quando falamos de um sistema em que o paciente, muitas vezes, não sabe nada sobre o doutor que está realizando o cuidado em um pronto-socorro, por exemplo”, Explicou Vander. “Além disso, para tornar um médico parceiro do aplicativo, ele passa por uma série de processos, análises e até instrução de boas práticas em domicílios, caso ele não esteja familiarizado com a atividade.”
Os planos de saúde também não ficam de fora da demanda tecnológica, o Beep Saúde já está firmando parcerias para diretamente ser aplicado, de forma que o paciente nem precise do cartão de crédito. “Atualmente, as pessoas pegam o recibo de atendimento com o médico para pedir reembolso, mas isso logo não será mais necessário.” Completa Corteze.
Empreendedor da Docway, Fábio Tiepolo vivenciou o setor farmacêutico por 12 anos em sua carreira e não duvida da receptividade do aplicativo: “O sistema de saúde precisava de algo que reinventasse a dinâmica do médico com o paciente e com isso trouxesse mais eficiência em toda a cadeia.”
Tiepolo contou que muitos médicos usam o Docway como um regulador da rotina que facilita o agendamento com pacientes que ele já atende normalmente. “Muitas vezes, o médico fala para o paciente baixar o aplicativo que os horários de atendimento estão disponíveis lá e quando ele estará pelas proximidades, isso é mais comum para pacientes que já recebiam atendimento domiciliar.” Revela o CEO da Docway.
Somando em praticidade, o aplicativo ainda oferece para o médico, o prontuário eletrônico do paciente que pediu pelo serviço.
Vander também comentou sobre essa “monogamia” entre o consumidor e o fornecedor. “No caso da saúde, a relação duradoura gera frutos, então nada impede que o contato se mantenha entre eles. assim o aplicativo desempenha o papel de unir os dois polos e aproximar esse relacionamento, que vai além de um serviço de carona como o do Uber.”
O Beep Saúde também vai receber uma atualização para que funcione em Inglês, com médicos que realizem atendimentos para turistas no Brasil.