Brasil participará de competição mundial de empreendedores

Os finalistas produzirão vídeos sobre os projetos e o campeão será escolhido por votação na internet no ano que vem.

O Brasil já tem um grupo que vai representar o país em uma competição mundial diferente, que estimula os empreendedores a criar. A seleção foi no fim de semana, em São Paulo.

Uma fila de gente com boas ideias para negócios inovadores. Assim começa o “Startup Weekend“, uma competição mundial de empreendedores. Eles passam um fim de semana conversando com investidores e empresários experientes. Mas têm só 60 segundos para chamar a atenção deles.

Um minuto pode ser um tempo pequeno para apresentar uma grande ideia, mas todo empreendedor tem que saber exatamente o que quer e precisa estar preparado para convencer todo mundo de que o plano dele pode ser um negócio de sucesso.

O primeiro passo é perder o medo de ser copiado. “Parta para a briga, arranje pessoas que vão ajudar você a desenvolver, antes que alguém roube a sua ideia”, aconselha Rose Lopes, organizadora do “Startup Weekend”.

A ideia vencedora é de dar água na boca: criar uma página na internet para que pessoas que sabem cozinhar bem ofereçam seus serviços a quem precisa de um cozinheiro por uma noite. Os empreendedores vão ganhar com a venda de publicidade no site.

Agora, vem a parte difícil. Transformar um projeto em uma empresa. “O principal ponto que percebemos é que você deve testar com aqueles que você acredita que sejam os melhores consumidores para ver se a ideia vai realmente pegar, porque às vezes ela é muito boa só para você”, diz o economista André Camargo.

Pelo menos três investidores querem apostar no futuro negócio. “Agora é a hora do risco, então vamos ter que fazer essa ideia acontecer baseada em muito trabalho”, conta o publicitário Ricardo Katayama.

Eles sabem que não existe uma fórmula mágica, mas aprenderam que o sucesso vem do trabalho de equipe.

“Sozinho você não vai longe. Você precisa de um parceiro, um sócio, contatos, pessoas que podem te ajudar quando tiver dificuldade”, diz Renato Ezquerro, estudante de Ciências da Computação.

Ao todo, 60 países participaram desta fase do Campeonato Mundial de Empreendedores. Os finalistas produzirão vídeos sobre os projetos, e o campeão será escolhido por votação na internet, no ano que vem.

Para assistir a matéria no Jornal Nacional, CLIQUE AQUI

Fonte: Site G1, 21/11/11

[slideshow]