Plataforma SaaS especializada em precificação inteligente, a Proffer captou recentemente R$ 3 milhões em rodada de investimento seed liderada pelo Fundo Criatec 4. O aporte visa impulsionar a expansão da companhia nas verticais de varejo e distribuição e criar soluções de pricing para outros segmentos, chegando até a indústria e ultrapassando as fronteiras do Brasil. A ferramenta já proporcionou incremento de até 10% na lucratividade de empresas. 

Com essa injeção de capital, a Proffer também está pronta para introduzir tecnologias mais avançadas de inteligência artificial generativa e fortalecer sua presença tanto no mercado nacional quanto internacional. Hoje, a startup atende a aproximadamente 50 clientes e está presente em mais de 1,5 mil lojas em todo o Brasil, abrangendo farmácias de pequeno, médio e grande porte. Entre seus clientes estão as redes Drogaria Globo, Farmácia Indiana e Farmácia Permanente. 

No início de sua trajetória, em 2021, a Proffer atraiu investimentos de estágio pré-seed com a WOW Aceleradora e a FCJ Venture Builder. A parceria com essas organizações, especializadas em apoiar startups em fases iniciais, foi essencial para que a empresa atingisse o ponto de tração em apenas um ano. 

Com menos de três anos de existência, a Proffer vem recebendo reconhecimentos no mercado. Em 2023, foi selecionada como uma das finalistas do Startup Summit e conquistou um lugar de evidência na lista anual das “100 Startups To Watch”, evento importante que destaca as startups mais inovadoras do país. 

A startup surgiu da percepção da complexidade que a precificação representa nos diversos setores da economia, sobretudo no varejo farmacêutico. Com uma visão clara de simplificar esse processo desafiador por meio do uso de IA, a companhia oferece soluções digitais e automatizadas que revolucionam a maneira como os preços são estabelecidos no setor.  

Antes de fundar a Proffer, os sócios Edmilson Varejão e Vinícius Pantoja acumularam sólida formação acadêmica de mestrado e doutorado em instituições de ponta, como FGV, UCLA e MIT. Também haviam fundado uma consultoria de desenvolvimento de softwares customizados com IA, atendendo a empresas de diversos setores, incluindo, por exemplo, a gigante Vale. 

“Já recebemos muitos convites de parceiros estratégicos para entrar em outros segmentos, mas decidimos aguardar um pouco, a fim de realizarmos mais testes na ferramenta. As respostas recentes de crescimento e geração de resultados para os nossos clientes nos deixam mais confiantes que este é o momento. Então, o novo aporte vai ser importante para nos dar fôlego nesse crescimento”, explica Varejão.