Uma startup de Louisville, a MB Device, está desenvolvendo uma ferramenta para monitoramento de gravidez, avisando, assim, caso a mulher esteja entrando em trabalho de parto. Este tipo de aparelho pode ser útil para as mulheres com alto risco de trabalho de parto pré-termo, um indicador importante para os médicos que querem que o bebê nasça a termo.
A tecnologia em saúde foi desenvolvido pelo obstetra Divya Cantor, que também é um diretor clínico sênior da WellPoint. “Quase tudo é quantificado na medicina, menos a impedância do colo do útero.” Tal impedância é composta por mudanças imperceptíveis de comprimento e largura do colo do útero que pode significar um início de trabalho de parto.
O device é baseado no pesário, material para evitar trabalho de parto prematuro, e pode custar $1500, pagos pelo paciente, nos Estados Unidos, até que eles tenham dados suficientes sobre o funcionamento para colocar no rol de pagamentos das seguradoras.
O CEO da empresa, Vasily Abramov, disse que a empresa pretende submeter-se ao FDA em cerca de três meses. Esta é a segunda edição do produto e especificações técnicas como a duração da bateria e o tamanho dos chips têm facilitado o desenvolvimento do aparelho. Ele é, basicamente, um sensor médico, como os FitBit, por exemplo, são para o Fitness e bem-estar.
Um a cada oito bebês nascem pré-termo nos Estados Unidos. No Brasil, não temos estudos de dimensões nacionais, mas, em estados como o Rio de Janeiro, o número de bebês nascidos a pré-termo é de cerca de 10%. Para se ter uma ideia dos custos relacionados a um bebê, quando ele nasce pré-termo, $51 mil são gastos durante o seu primeiro ano de vida nos Estados Unidos, enquanto cerca de $4 mil são dispensados do sistema para um bebê a termo.
Mais que isso, o nascimento de um bebê a termo melhora sua qualidade de vida e, segundo Cantor, “o útero ainda é a melhor incubadora.”
Haverá um grande processo de educação e mudança de cultura para que haja a adoção deste produto, mas o CEO está confiante de que os obstetras verão valor no dispositivo.