O Hospital Sírio-Libanês anunciou o início de um projeto de automação completa da farmácia central. A previsão é de que a implantação termine no ano que vem. O objetivo é garantir os níveis de segurança e eficiência do fluxo de trabalho na administração de medicamentos, ao mesmo tempo duplicando a capacidade da instituição até 2016.
Para execução do projeto, o Hospital Sírio-Libanês firmou um contrato com a Swisslog Healthcare Solutions, especialista no desenvolvimento de soluções integradas para automação em hospitais. Pieter Feenstra, vice-presidente executivo da empresa, explica que é o primeiro contrato de sistemas automatizados de manuseio de medicamentos firmado na América Latina, região que de interesse para a Swisslog.
As obras civis para adequação do espaço físico para a nova farmácia, que será ampliada em 25%, estão previstas no projeto de modernização e expansão da unidade Bela Vista do Hospital Sírio-Libanês, com investimentos de mais de R$ 1 bilhão no período entre 2009 e 2014.
O contrato cobre sistemas de alta tecnologia com dois dispositivos complementares: PillPick Automated Packaging and Dispensing System, que automaticamente dispensa medicamentos para pacientes específicos em doses unitárias, e BoxPicker Automated Pharmacy Storage System, que propicia armazenamento seguro e retirada nas embalagens originais. A combinação destes dois sistemas deve permitir ao hospital manusear e rastrear todo o receituário dos medicamentos.
Gonzalo Vecina Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês, diz que o projeto é muito importante para o sucesso da ampliação do hospital mantendo a segurança dos pacientes em uma área crítica. Para ele, o novo sistema deverá eliminar desperdícios, reduzir custos e otimizar o trabalho das equipes de farmácia e de enfermagem.
O Software dos sistemas PillPick e BoxPicker será integrado ao sistema de prescrições já existente no hospital. O Sírio espera reduzir em aproximadamente 90% a operação manual dos medicamentos na farmácia, ao mesmo tempo ampliando o controle e rastreabilidade do processo. Uma equipe multidisciplinar, formada por farmacêuticos, gestores de suprimento, enfermeiros, especialistas em TI, além de engenheiros e arquitetos do HSL, estará encarregada da implantação da solução em parceria com a Swisslog.