Um novo equipamento adquirido pelo Hospital Sírio-Libanês tem o objetivo de atuar no diagnóstico de câncer de mama. Chamado de Tomossíntese ? ou Mamografia Tridimensional ? oferece a possibilidade de visualização tridimensional do tecido mamário, favorecendo a identificação e a diferenciação de tumores.
Segundo a instituição, o equipamento realiza várias projeções da mama, em diferentes planos e com baixa dose de radiação, para gerar imagens que são rapidamente reconstruídas. O resultado são imagens semelhantes às de tomografias, mesmo quando são empregadas doses de radiação similares às da mamografia digital.
De acordo com a publicação, o grande diferencial do equipamento é reduzir as dificuldades causadas pela superposição dos tecidos da mama, que muitas vezes demanda a realização de novas radiografias convencionais.
Além disso, o novo aparelho permite a obtenção simultânea de imagens em 2D (mamografia digital usual) e imagens em 3 D (tridimensional), mais rapidamente que os equipamentos convencionais e com uma compressão mais suave da mama.
O hospital ressalta que além da precisão, a tecnologia utilizada facilita o exame, tornando-o mais rápido e menos desconfortável para a paciente.
Tags