O secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, assina termo de posse do Hospital Estadual Ulisses Guimarães em Angra dos Reis nesta segunda-feira (10). Foram investidos pela Prefeitura de Angra cerca de R$ 53 milhões na construção da unidade e na compra de equipamentos.
Localizada no bairro Japuíba, a instituição tem previsão de ser inaugurada no final de novembro e será o maior hospital da região, que conta com uma população de 450 mil pessoas que vivem na Baía de Ilha Grande e entorno.
O hospital será referência para alta e média complexidade nas áreas de neurocirurgia do trauma; ortopedia; cirurgia ortopédica; hemodinâmica cardíaca; cuidados intensivos; suporte em cirurgia geral, torácica, vascular, urológica, bucomaxilofacial e cardiologia.
O Hospital Estadual Ulisses Guimarães vai contar com 80 leitos de enfermaria, 27 leitos de cuidados intensivos, sete leitos de admissão semi-intensiva; um leito de admissão de cuidados intensivos, 22 leitos de unidade coronariana, seis leitos de hemodinâmica, cinco salas cirúrgicas e cinco leitos de recuperação pós-anestésica. Além disso, haverá sete consultórios.
O hospital vai oferecer exames de tomografia computadorizada, eletroencefalografia, teste ergométrico, ultrassonografia geral com Doppler, ecocardiograma, endoscopia digestiva, radiologia, eletrocardiograma, Holter, entre outros. Cerca de 850 funcionários serão contratados para trabalhar na unidade.
A estimativa é realizar, anualmente, 36.000 consultas, 2.520 internações, 3.000 cateterismos cardíacos e 7.200 tomografias computadorizadas.