A empresa Spirometrix está trabalhando com um sensor de análise de respiração para detecção precoce e tratamento de asma e DPOC e levantou $8,6 milhões em um investimento de segundo round. Este round foi liderado pela NGK Spark Plugs, uma empresa japonesa que fabrica vela de ignição e sensores de oxigênio, empresa que contribuiu $5 milhões.O Simul Investments também contribuiu. O total de investimento recebido pela empresa nos dois rounds é de $12 milhões.

O device da empresa está sendo desenvolvido e ainda não foi liberado pelo FDA, mas ele mede óxido nítrico na respiração como um biomarcador de asma e outras doenças respiratórias. O sistema do sensor vai trabalhar como um espirômetro – o usuário vai expirar no device por 10 segundos e obter resultados em até um minuto. O teste tem uma alta sensitividade e o sensor virá com vários outras ferramentas, como GPS e um sensor para contagem de pólen. Ele será usado como um teste para diagnóstico precoce para asma e para prever episódios em pessoas que já possuem condições respiratórias. A empresa diz que os dados serão transmitidos para os pacientes e para os médicos pela nuvem.

A NGK será um parceiro estratégico e um investidor, fabricando os sensores que serão usados no Spirometrix. O CEO da NGK diz que a parceria é um passo importante para a entrada da empresa no mundo dos medical devices.

“Estamos ansiosos para ter o NTK como um investidor, parceiro estratégico e membro do nosso quadro de diretores, dado o comprometimento da empresa ao design e produção de um sensor de alta qualidade ”, disse o CEO da Spirometrix, J. Dean Zikria. Ele é um antigo executivo da McKesson, Pfizer e Johnson & Johnson. O Dr. Eric Topol, Chief Academic Officer da Scripps Health e o Prabir K. Dutta, químico da Ohio State University completam a lista de parceiros científicos da empresa.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DqDpGtyueVI[/youtube]