Lançado em 2008, o HB.Prever é uma solução voltada para a área de medicina preventiva que auxilia nas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. Atualmente, mais de um milhão de vidas são monitoradas através dele.
Em 2012, a HBSIS, empresa catarinense de tecnologia da informação, passou a utilizar a solução internamente, monitorando índices de diabetes e pressão arterial dos funcionários, com acompanhamento integral do médico do trabalho da companhia, Sandro da Silva.
“Antes de utilizarmos o HB.Prever, a saúde dos profissionais era terceirizada, ou seja, eles tinham que recorrer a consultórios médicos fora da empresa. Não tínhamos conhecimento das causas dos afastamentos e nem sobre os hábitos de vida da equipe da HBSIS”, comenta Sandro. Com a implantação da solução, as consultas de check up passaram a ser periódicas e dentro da empresa, em um ambulatório próprio.
“Através da aplicação de questionários, descobrimos que 58% dos profissionais que integram a equipe da HBSIS possuem histórico familiar de hipertensão arterial e 42%, de diabetes. Através do HB.Prever, passamos a monitorar esses índices e a aplicar ações voltadas à qualidade de vida”, revela o médico.
Resultados em 2013
A melhora na qualidade de vida dos colaboradores foi visível. O índice de profissionais que praticam atividades físicas regulares evoluiu de 22% para 30% para os homens entre o período de junho de 2012 e junho de 2013. Para as mulheres, este indicador evoluiu de 18% para 26%. No mesmo período, houve redução de 2% na quantidade de tabagistas.
Além disso, os relatórios obtidos através da solução revelaram que houve diminuição no consumo diário de gorduras, doces, refrigerantes e sucos artificiais. Houve aumento da frequência de alimentação saudável e no consumo diário de água.
O consultor Leandro André Fochesatto atua na área de serviços da HBSIS desde 2009. Com as ações de promoção da saúde, esperava perder quatro quilos. Eliminou 10. “Também reduzi o colesterol e normalizei o problema de pressão alta. Tenho refluxo e com a mudança de hábitos consegui controlar o problema, situação que me incomodava há bastante tempo”, conta