A Sociedade Brasileira de Urologia, secção São Paulo, lança no próximo dia 20 de agosto, o Estudo Epidemiológico sobre Câncer de Próstata, intitulado “Perfil Epidemiológico do Câncer de Próstata no Estado de São Paulo detectado pelos membros da Sociedade Brasileira de Urologia – Secção São Paulo – no período de um ano”. A idéia da SBU-SP é convocar os urologistas paulistas ligados à entidade – 1.100 especialistas, no total – a coletar dados epidemiológicos sobre a doença. “Queremos saber, no período de um ano, o número de casos novos, as características clínicas dos tumores diagnosticados e comparar com as estatísticas vigentes”, diz o médico Aguinaldo Nardi, presidente da SBU-SP. “O estudo nos trará, ainda, informações sobre os motivos que levaram o paciente a procurar o médico, características pessoais de quem será tratado, categoria de assistência à saúde e perfil do tratamento empregado.”
O País dispõe apenas de estatísticas fornecidas pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer – e da Fundação Oncocentro São Paulo. Os urologistas que aderirem ao Estudo como pesquisadores voluntários se comprometerão a enviar os dados de novos diagnósticos à SBU-SP por meio de um questionário. De fácil preenchimento, ele pode ser enviado por fax ou pelo site da entidade.
Serviço
Mais informações sobre o Estudo Epidemiológico
www.sbu-sp.org.br
Sociedade Brasileira de Urologia convoca urologistas para pesquisa epidemiológica
A idéia é estudar incidência do Câncer de Próstata no Estado de São Paulo, coletando informações sobre a doença para revertê-las em benefício dos pacientes
Tags